quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

O PSDB E O DEM, O IPTU NO RJ E A ASCENSÃO E QUEDA DE CÉSAR MAIA

Ontem, postamos matéria que abordou a estreita consonância que, por coincidência, surgiu entre a nova bandeira do PSDB/DEM e a revolta do povo do Leblon e de Ipanema contra o imposto IPTU.
O líder do PSDB no senado expressou (revista Veja desta semana) a novidade da posição do seu partido e da oposição contra qualquer imposto. Não esclareceu se essa ação política aplicar-se-á somente no governo Lula.
O Jornal do Brasil de hoje, 16/01/2008, em editorial transcrito a seguir (extraído da sinopse da Radiobrás), manifesta o seu apoio ao movimento carioca que ocorre contra o regular pagamento do imposto territorial - IPTU.

Jornal do Brasil - "Editorial - Rio cidadão

O Jornal do Brasil está comprometido com o Rio de Janeiro e com o exercício da cidadania. Seu jornalismo sério, independente e aberto à pluralidade o levou a desencadear, em uma série de reportagens desde o dia 4, o movimento pelo boicote legal ao pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU, segunda maior fonte de receita do município.

O jornal não é contra o imposto, mas defende o depósito em juízo ou apenas no fim do prazo, em novembro, como forma de pressionar o prefeito César Maia a cumprir seus deveres.
A desordem urbana e a insegurança pública avançam sob a indiferença do alcaide. As favelas penetram a mata e se misturam a bairros, desvalorizando imóveis. Ruas esburacadas, trânsito congestionado, encostas sem proteção, lombadas eletrônicas ligadas 24 horas que tornam motoristas presas fáceis de assaltantes, comprovam o abandono da cidade.

O IPTU deveria ser a receita de um Rio melhor. Não é. Só com o dinheiro retido, pela via legal, o prefeito será forçado a agir a favor da cidade. (pág. 1)
Já tem a adesão de sete associações de moradores do Rio a passeata idealizada pela entidade do Leblon para percorrer a orla, no dia 20. A atriz Stella Miranda também confirmou presença no movimento de boicote ao IPTU, que tem o apoio de Marília Pêra e Aguinaldo Silva para pressionar a prefeitura a agir contra a desordem urbana. Oito vereadores defenderam ontem o pagamento do IPTU em juízo ou no fim do prazo do vencimento, em novembro. (pág. 1 e Cidade, págs. A10 e A11) "

ASCENSÃO E QUEDA DE CÉSAR MAIA

O mais impressionante para mim não foram o inusitado posicionamento do PSDB/DEM contra impostos após derrubarem a CPMF, nem a insatisfação do povo do Leblon quanto ao pagamento do IPTU e a má aplicação do montante arrecadado.
O que me deixa perplexo é ver a brutal ascensão e queda do prefeito César Maia do próprio DEM e pai do líder nacional do referido partido.
Lembro-me claramente da cerimônia de abertura dos jogos panamericanos há poucos meses.
No evento do PAN mostrado ao vivo para o Brasil e o mundo, o povo vaiou constrangedora e freneticamente o Presidente da República e a todas as referências a "governo federal" e "governo estadual". Considerando todas as anteriores vaias já ouvidas no Maracanã o fato é até compreensível.
O impressionante foi assistir uma parcela daquele povo, seguida por quase todo o restante do estádio, levantar-se e civilizada e educadamente aplaudir com grande intensidade e euforia a cada vez que o nome "César Maia" e a expressão "governo municipal" eram citados pelo locutor da cerimônia e autoridades convidadas.
Aquela manifestação somente foi condizente com o surgimento de um extremamente popular e carismático líder político, com projeção continental e até mundial.
Apesar do enorme apoio que toda a grande mídia concedeu nos dias e meses seguintes àquela estrondosa manifestação popular e àquele prefeito do Rio de Janeiro, a nova e surpreendentemente forte popularidade de César Maia esvaziou-se já nos minutos seguintes à abertura do PAN.
Agora, essas recentes notícias de manifestação do povo carioca para que o citado prefeito "não desvie o dinheiro arrecadado com impostos para outros fins eleitoreiros" e para que ele "cumpra os seus deveres" são perplexantes e selam a queda daquele político que teve o seu breve e fugaz momento de glória no Maracanã.

Nenhum comentário: