quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

MERCADO ACIONÁRIO: O BRASIL SUPLANTA A CHINA, A ÍNDIA, A CORÉIA DO SUL E OUTROS EMERGENTES

Li hoje no blog "por um novo Brasil", de Jussara Seixas, essa significativa notícia. Reproduzo:

"BRASIL ASSUME POSTO DE MAIOR MERCADO ACIONÁRIO EMERGENTE DO MUNDO"

"A Bolsa de São Paulo fechou em alta de 0,48% (65.495 pontos) e o Brasil assumiu, nesta quarta, o posto de maior mercado acionário emergente do mundo.

Segundo relatório da agência de classificação Morgan Stanley, o mercado brasileiro de ações ultrapassou o da China e da Coréia do Sul.

O dólar caiu pelo oitavo dia seguido (0,77%). Terminou cotado a R$ 1,672. A moeda americana atingiu o menor valor em relação ao euro (1 euro = US$ 1,51), depois que o presidente do Banco Central americano deu sinais de que os juros devem cair mais.

Essa notícia foi ao ar ontem no JN (Jornal Nacional). Não é manchete da FSP (Folha de São Paulo), nem do Estadão, nem do O Globo.

Imaginei que a oposição deve estar arrancando os cabelos e pelos do corpo de tanta raiva. Eles não aceitam, não suportam, o sucesso do governo Lula. Eles nunca vão admitir que Lula é o melhor presidente do Brasil, nem diante de fatos reais, palpáveis como esse."

3 comentários:

Sergio Telles disse...

Interessante foi uma matéria que eu li outro dia, que uma possível fusão entre a Bovespa e a BM&F faria uma bolsa maior que a NYSE, ou seja, a maior bolsa das Américas.

E lembrar que em tempos de FHC a bolsa se arrastava com volumes de meio bilhão de reais, e a maior parte das empresas brasileiras tinham liquidez através das ADR (negociadas lá fora...). Agora nossa bolsa opera entre 6 e 8 bilhões de reais todo dia, a quantidade de ações se multiplicou e é um mercado cada vez mais atraente (mesmo com os juros de renda fixa ainda tornando a bolsa pouco atraente, imagine quando isso for inevitável).

Eles escondem porque têm vergonha disso. Não por acaso, ainda em 2002, na campanha, quando o Lula visitou a Bolsa, no meio de uma das inúmeras crises dos tempos tucanos, a bolsa deu um salto de 6% após o discurso de Lula. Na época, a mídia golpista não soube explicar o que tinha acontecido, tentou dar voltas, mas o sinal era claro: Lula prometeu - e depois cumpriu - dar à bolsa brasileira a devida dimensão pro potencial de nossa economia.

Unknown disse...

Prezado Sergio Telles,
Desculpe-me a demora. Não havia lido seu comentário. Perfeito, aliás. Eu também já li e no blog postei um artigo (de 21/02/2008), comentando a fusão Bovespa+BM&F. Tudo que vejo está melhor no atual governo, apesar da intensa campanha da mídia pela volta dos tucanopefelistas. Não há milagre de competência. Bastou o governo Lula não ser antinacional como foi o governo FHC e trabalhar com intenções autênticas brasileiras. Acho que é por isso mesmo que querem tirá-lo.
Maria Tereza

Unknown disse...

Continuando (corrigindo a última frase): ..."que o querem tirar".
Maria Tereza