quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

O EMBARGO NORTE-AMERICANO A CUBA

Na postagem anterior deste blog, abordamos Cuba, Fidel Castro e, entre outros aspectos, o cruel embargo imposto pelos EUA a Cuba já há mais de quarenta anos. Tal suspensão do comércio, do crédito e de outros relacionamentos entre os EUA e Cuba causaram profundo e desumano atraso e sofrimento à população cubana.

Hoje, no blog do Nassif, li um texto interessante e oportuno que complementa a nossa matéria: “Como funciona o embargo”, de Mateus Toledo Gonçalves. Transcrevo:

“A insinuação de que o embargo contra Cuba é insignificante carece de contato com a realidade.

Aceitando a falsa hipótese de que o embargo tivesse efeito apenas no comércio com os Estados Unidos, ainda assim o embargo seria devastador. Qual economia atual não entraria em colapso se, de um dia para o outro, cessasse (ou quase isso) o seu comércio com os Estados Unidos? Há ainda um agravante. Cuba é um parceiro natural, já que se encontra a uma distância pouco superior a 100 km da maior economia do mundo. Até aqui nenhum problema, embora desumano. Eles que decidam com quem querem comerciar.

Infelizmente o embargo não se resume a isso, ele vai muito além.
Embarcações que tenham aportado em Cuba são proibidas de ancorar em qualquer porto dos EUA durante 6 meses. Dispensável explicitar os transtornos de tal medida. Basta dizer que os EUA são rota natural para qualquer navio mercante que passe pelo Caribe.
Qualquer companhia que comercialize com Cuba pode ser penalizada com o fim das relações com os EUA. Poder de dissuasão só comparável ao das bombas de hidrogênio. O pior de tudo, isso está legislado, é lei. A empresa não pode nem dizer que não sabia”.

Comentário sobre esse texto, de leitor do referido blog do Nassif:
“Por Luiz Eduardo
Complemento ao que o Mateus explica. O açúcar, principal produto de exportação de Cuba, tinha, desde meados do século XIX, toda a sua comercialização em mãos americanas. Quando Fidel tomou o poder, 90% das exportações do produto iam para os EUA. Preciso dizer mais sobre o impacto do embargo?”

Um comentário:

Nanda Gdynia disse...

Gostei muito do esclarecimento. Existem inúmeras dúvidas, principalmente dos jovens, no tocante ao problema interno de Cuba.
Particularmente, sou uma grande admiradora do sistema socialista, e é terrível olhar um país em que o comunismo deu certo mas é banido e torturado comercialmente pelos EUA, que por sua vez coage todos os outros países que poderiam fortalecer Cuba.
Sem falar em tentativas falhas da ONU, que com ou sem culpa, se estagna na demagogia. Afinal, deve ter "alguma" influência sua sede ser justamente no país temível e coator EUA...
Foi um prazer ler o texto!

Fernanda Gdynia