sábado, 4 de outubro de 2008

BANCA INTERNACIONAL QUER BRASIL NO G7

BANCA QUER EMERGENTES INCLUÍDOS NO G7

Li na Folha de São Paulo, em texto do enviado do jornal a Nova York:

“O diretor-gerente do IIF (Instituto de Finanças Internacionais, na sigla em inglês), Charles Dallara, disse que países emergentes deveriam ser incluídos no G7 (que reúne os países mais ricos), uma semana após o presidente francês, Nicolas Sarkozy, pedir, na ONU, a ampliação do grupo, com a entrada de Brasil e China, entre outros.

"O G7 serviu bem ao sistema financeiro nas últimas duas décadas", afirmou Dallara. "Mas, assim como o G5 deu lugar ao G7 em meados dos anos 1980, já passou da hora de expandir o G7 para incluir como parceiros plenos vários importantes países emergentes", disse o dirigente do IIF, que reúne 375 instituições financeiras de 70 países.

Os representantes dos principais bancos mundiais também cobraram das autoridades européias um plano de socorro ao sistema financeiro nos moldes do que o governo dos EUA busca aprovar.

No epicentro da crise, gerada por práticas contábeis pouco rigorosas e arriscadas nos últimos anos, os banqueiros demandam agora ajuda estatal.

"Precisamos de uma resposta coordenada das autoridades para estabilizar o sistema financeiro e isso requer temporariamente o uso de grandes fundos públicos", afirmou Dallara. Algumas das instituições representadas pelo IIF foram varridas do mercado nos últimos dias pela crise financeira.

O pedido foi feito em documento que será distribuído a autoridades de vários países na reunião do FMI e do Bird na semana que vem. Nele, o IIF também extravasou sua preocupação de que vários países acabem se voltando para medidas distintas relacionadas à regulamentação de seus mercados”.

Nenhum comentário: