terça-feira, 28 de outubro de 2008

ATAQUE TERRORISTA DOS EUA NA SÍRIA

A agência inglesa de notícias BBC ontem publicou (li na Folha Online):

SÍRIA FOI VÍTIMA DE TERRORISMO DOS EUA, DIZ CHANCELER

“O ministro do Exterior da Síria, Walid Muallem, disse nesta segunda-feira que o seu país foi vítima de um ato "terrorista" por parte dos Estados Unidos no domingo, quando oito pessoas foram mortas em um ataque na fronteira síria com o Iraque. "Nós consideramos isso uma agressão criminosa e terrorista", disse Muallem em Londres, após reunião com o chanceler britânico, David Miliband.

"Nós responsabilizamos o governo americano." "Matar civis, na lei internacional, significa uma agressão terrorista", acrescentou. "Se eles fizerem de novo, vamos defender nossos territórios."

Os EUA não comentaram oficialmente o ataque, que, se confirmado, terá sido a primeira ação militar americana dentro da Síria, após anos de relações difíceis entre os dois países. De acordo com a Síria, o ataque aconteceu no final da tarde de ontem, em Abu Kamal, fronteira com o Iraque. Quatro helicópteros se aproximaram de um edifício em construção e abriram fogo contra trabalhadores. Oito civis sírios mortos. O chanceler sírio disse que, entre os mortos, há um homem e seus três filhos, o segurança da fazenda e sua mulher e um pescador.

Muallem também pediu que os EUA e o Iraque investiguem o caso.

O Líbano fez coro com as acusações sírias, nesta segunda-feira. Rejeitamos qualquer agressão militar de um grande país contra um Estado árabe ou contra um Estado pequeno", afirmou o primeiro-ministro libanês, Fouad Siniora, nesta segunda-feira.

Ele classificou o ataque como "perigoso" e "inaceitável quaisquer que sejam as justificativas" e disse tratar-se de uma "violação da soberania síria".

OUTRO LADO

Por outro lado, o governo iraquiano saiu em defesa do ataque dizendo que foi uma ofensiva contra terroristas e insurgentes. "O lugar era centro de atividades de organizações antiiraquianas que usavam a Síria de retaguarda para operações no Iraque", declarou o porta-voz do governo iraquiano, Ali Al Dabbagh, em comunicado.

Não são recentes as críticas do Iraque e dos EUA à Síria por não fortalecer suas fronteiras. Os dois países afirmam que rebeldes --inclusive da Al Qaeda de Osama bin Laden-- passam do Iraque para a Síria sem constrangimentos.

Segundo Muallem, a Síria tem feito o melhor que pode para impedir que os insurgentes usem o país como base.

Desde a invasão do Iraque, em 2003, houve alguns episódios nos quais as tropas americanas invadiram áreas de fronteira ou do espaço aéreo sírio em busca de rebeldes. O ataque deste domingo, porém, foi o primeiro realizado com aeronaves e em larga escala”.

Nenhum comentário: