quarta-feira, 29 de outubro de 2008

SISTEMA BANCÁRIO ESTABILIZARÁ, MAS RISCOS CONTINUAM, DIZ BC BRITÂNICO

A agência norte-americana de notícias Reuters ontem produziu a seguinte notícia, escrita por Matt Falloon, que li publicada no site do “Estadão”:

“LONDRES - A intervenção global deve estabilizar o sistema bancário, mas também colocará grandes restrições aos bancos, disse o Banco da Inglaterra nesta terça-feira, seis meses depois de afirmar que a confiança voltaria aos mercados financeiros.

Em seu relatório semestral Estabilidade Financeira, o banco central acrescentou que as perdas podem ser menores do que o mercado calcula, reiterando uma visão expressada no documento de abril, antes de a crise do crédito se aprofundar.

"Intervenções excepcionais pelos governos e bancos centrais devem ajudar a estabilizar o sistema bancário daqui para frente", disse o BC.

"Embora ainda haja riscos no sistema financeiro, a resposta imediata às medidas tem sido positiva."

Em abril, o BC fez uma avaliação otimista do impacto que a crise do crédito teria, mas no atual relatório ele é mais cauteloso.

"A instabilidade do sistema financeiro global nas últimas semanas tem sido a mais severa entre as que se pode lembrar", disse o vice-presidente do BC, John Gieve. "E com uma desaceleração econômica global a caminho, o sistema financeiro continua sob tensão."

"Precisamos repensar como administrar o risco sistêmico internacionalmente. Precisamos estabelecer obstáculos mais fortes contra os riscos no sistema financeiro durante o ciclo em razão dos perigos que eles levam à economia."

Nenhum comentário: