segunda-feira, 27 de outubro de 2008

RENATO RABELO: "RESULTADO DESTA ELEIÇÃO FAVORECE O PC do B"

O site “Vermelho” postou no final da noite de domingo:

“Renato Rabelo, presidente do PCdoB, acompanhou a apuração do segundo turno na sede nacional do partido em São Paulo. Ele avaliou para o Vermelho os resultados, destacando os de São Paulo e do Rio de Janeiro e comentando também a campanha em São Luís, única das 30 prefeituras em disputa onde participava um candidato do PCdoB, Flávio Dino. Veja os trechos principais da entrevista”.

TENDÊNCIA À REELEIÇÃO

"O segundo turno aconteceu em 30 cidades, sendo 11 capitais; mas incluiu os maiores colégios eleitorais (São Paulo, Rio de Janeirop, Belo Horizonte e Salvador), assim com cidades-pólo importantes. O resultado, em primeiro lugar, mantém uma tendência do primeiro turno: a reeleição dos prefeitos. Nas capitais, só o prefeito de Manaus concorreu e não se reelegeu."

MAIOR GANHO FOI DO PMDB

"Em segundo lugar, podemos dizer que o partido que teve o maior ganho foi o PMDB, mantendo novamente a tendência: elegeu os prefeitos de duas capitais no primeiro turno e mais quatro no segundo.

A esquerda no seu conjunto sai das eleição de 2008 governando 11 capitais. Incluo aqui o PT, com seis capitais; o PSB com três, entre elas Belo Horizonte; o PCdoB com uma, Aracaju, e o PDT com uma, Macapá. Não deixa de ser um resultado muito importante: 11 capitais.

O PSDB elegeu quatro prefeitos de capitais (duas no dia 5 e duas no segundo turno). O DEM só um, mas o de São Paulo."

A MEIOR DERROTA DA ESQUERDA

"A derrota maior da esquerda foi em São Paulo, que é o maior colégio eleitoral do país. Essa derrota firma uma aliança da direita, PSDB e DEM, para 2010: é a sinalização que o resultado de São Paulo transmite."

GABEIRA, O TUCANO-VERDE

"No Rio de Janeiro é bom dizer que Fernando Gabeira, para nós, hoje, é uma pessoa que se coloca no campo da oposição ao governo Lula e da oposição à esquerda. Como candidato ele foi um elemento importante do campo tucano, embora procurando dar a idéia de que seria independente. Consideramos que a junção da esquerda no Rio no segundo turno – até que enfim! – foi importante para a derrota do tucano-verde Fernando Gabeira."

A CAMPANHA DO PCDOB EM SÃO LUÍS

"O PCdoB neste segundo turno só concorreu para prefeito em uma capital, São Luís (João Castelo, do PSDB, venceu com 55,8%; Flávio Dino, do PCdoB, teve 44,2%). Nós consideramos o resultado desta eleição como favorável ao PCdoB. Além de já termos vencido em uma capital já no primeiro turno (com a reeleição do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira), fomos ao segundo turno em São Luís e conseguimos essa votação.

Em São Luís a campanha foi nitidamente de esquerda, com a marca do PCdoB e do PT. Lembrou às vezes a campanha presidencial do Lula em 1989. Eu estive ,á, no último comício, com a Dilme (Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil), e vi as palavras de ordem: 'Vai avançar a unidade popular!'; 'O povo unido jamais será vencido!'.

Além disso, foi uma campanha muito desigual, com compra de votos pelo adversário. Hoje mesmo (26) foi apanhada uma pesso em São Luís com uma mala cheia de dinheiro para comprar votos."

AS MARAVILHAS DO VOTO ELETRÔNICO

"Em matéria de apuração este nosso país está na frente do mundo inteiro, com a melhor tecnologia. Imagine que nos Estados Unidos, em alguns estados eles ainda usam o método de furar as cédulas..."

Nenhum comentário: