sábado, 4 de outubro de 2008

ECONOMIA SEM FREIO, MAS SEM ACELERADOR

“Não espere que o Banco Central entre no mercado vendendo dólares para segurar as cotações. A prioridade do governo será garantir dólares para suprir necessidades de crédito em três setores específicos: agricultura, investimentos em andamento e exportações”.

Li no site “Vermelho” o seguinte artigo escrito por Luis Nassif, em seu blog:

“A grande discussão é sobre se o país precisa esfriar sua economia, para fazer frente à crise, ou manter o ritmo atual para evitar uma recessão maior. Na primeira posição, o Banco Central – que continua, inacreditavelmente, falando em “inflação de demanda”; na segunda, a Fazenda.

Na visão da Fazenda a crise de crédito, por si, será um fator de contenção e, por isso mesmo, a política monetária do BC deveria ser abrandada.

A visão da Fazenda sobre a crise é a seguinte:

1. Graças às reservas cambiais, o déficit nas transações correntes será administrável no ano que vem.

2. O jogo especulativo está se dando no mercado de derivativos, que é muito mais denso que o mercado spot (de venda à vista). Por isso, não adiantará nada queimar reservas aí.

3. As prioridades serão prover recursos para assegurar linhas de financiamento em três áreas específicas: agricultura, investimentos do PAC e comércio exterior.

4. Caiu em 50% a procura por ACC (Adiantamento de Contrato de Câmbio). Mas ele estava sendo muito utilizado para arbitragens especulativas. Agora, o custo ficou tão alto que só ira recorrer a ele quem precisar.

5. Não dá para analisar o mercado com base no que está ocorrendo esta semana. Mas se o vendaval não passar e prosseguir a carência de dólares, o governo continuará fazendo operação de venda de dólar com compromisso de recompra em 30 ou 60 dias. Garante liquidez aos bancos e preserva as reservas cambiais.

6. O BC tem duas ferramentas disponíveis para atacar o problema da liquidez: o próprio espaço para redução da Selic (que é a maior taxa de juros do planeta) e também do compulsório.

O aumento das taxas de juros teria, em tese, duas funções: apreciar o câmbio e atrair capitais voláteis para o país.

No quadro atual, não alcançará nenhum dos objetivos. Todo mundo já parou de emprestar para o Brasil e o valor do dólar está sendo decidido no mercado de derivativos.

A visão da Fazenda é que a economia brasileira continua a surpreender. Este ano deverá crescer 5,3%, com um tremendo choque de preços em commodities e, mesmo assim, a inflação não saindo da meta. Para a Fazenda, é a confirmação de que a história do PIB potencial é balela e a comprovação de que o crescimento gera seus próprios ganhos.

Para 2009, apesar das consultorias mais sólidas estarem apostando em um crescimento entre 3,5 e 4%, a Fazenda julga possível se chegar aos 4,5%. O mercado pegou o último ciclo de contração da liquidez, em 2004, para estimar o novo PIB. Mas hoje em dia há novos fatores no ar – a nova classe C consumidora e os investimentos do PAC que já pegaram ritmo e não serão paralisados.

Obviamente supondo-se que os Estados Unidos consigam produzir uma saída para sua própria crise financeira”.

Nenhum comentário: