quinta-feira, 16 de outubro de 2008

GILMAR PODE TER VAZADO RELATÓRIO SIGILOSO

Li no blog de Luis Nassif o seguinte texto de Eduardo Bresciani publicado ontem no site “G1”:

QUEIROZ SUGERE QUE PRESIDÊNCIA DO SUPREMO VAZOU RELATÓRIO SIGILOSO

“Em depoimento de uma hora, sargento nega grampo e participação na Satiagraha.

O chefe da Seção de Operações Especiais da Secretaria de Segurança do Supremo Tribunal Federal (STF), Aílton Carvalho de Queiroz, disse em depoimento à CPI dos Grampos nesta terça-feira (14) que a própria presidência do tribunal pode ter vazado o relatório sigiloso que apontava provável escuta em uma sala utilizada pelo ministro Gilmar Mendes. Esvaziado, o depoimento durou cerca de uma hora.

Questionado sobre o vazamento do relatório, que foi publicado pela revista Veja, Queiroz afirmou que o conteúdo era sigiloso e deixou escapar sua suspeita sobre o vazamento. “Imagino que foi a própria presidência (quem vazou). Eu faço o relatório em duas vias e ele é entregue ao chefe de gabinete da presidência."

A assessoria de imprensa do STF negou que o relatório tenha vazado de qualquer setor do Supremo.

COMENTÁRIO

A cada dia que passa mais evidências aparecem sobre as ligações de Gilmar Mendes com notícias falsas (ou sigilosas) vazadas para Veja. O relatório em questão não era conclusivo. Falava de suspeitas. Foi vazado para a revista. Ou seja, a mais alta autoridade do Judiciário, presidente do STF, não teria respeitado a confidencialidade do documento.

A revista transformou em escândalo que foi desmontado em três tempos pela Blogosfera - graças aos comentaristas especialistas em eletrônica. Aqui mesmo comentaristas aventaram a possibilidade do equipamento do STF ter captado um sinal de TV.

Veja o que diz o depoente:

O chefe da segurança ressalta que não foi possível traduzir o que o sinal encontrado transmitia. “Não foi possível fazer a verificação de onde vinha porque não era possível fazer a demodulação para se poder ouvir o que estava transmitindo no ambiente. A despeito de não ser possível demodular, o equipamento deu alerta máximo, de nível cinco, indicando probabilidade muito grande de um sinal no ambiente”, disse.

TRANSMISSÃO

Ele afirmou à CPI que não era possível garantir que a transmissão acontecia de dentro da sala do Supremo. “Só podemos dizer que alguma coisa estava sendo transmitida, mas pode ser ao redor, não precisa ser necessariamente dentro da sala”.

Queiroz ressaltou que não foi possível localizar o transmissor do sinal. Ele lembrou que durante a varredura havia carros de links de emissoras de televisão, que são utilizados para transmissões ao vivo.

Essa foi a base para mais um dos factóides da Veja.

Gilmar endossou uma conclusão falsa, em cima de um relatório inconclusivo, e uma possível fraude - o caso do suposto grampo preparado pela ABIN. E provavelmente passou para a revista o terceiro mote: o depoimento da desembargadora sobre supostos grampos, que não tinha uma informação conclusiva sequer.

Ainda sobre o mesmo assunto, o blog de Luis Nassif acrescenta o texto a seguir, do Blog de Lauro Jardim, da Veja:

CPI DOS GRAMPOS

DEPOIMENTO ENTEDIANTE

“Em mais de uma hora de depoimento à CPI dos Grampos, o chefe da seção de operações especiais da secretaria de seguranca do Supremo, Ailton Carvalho de Queiroz, não trouxe uma nova informação em relação à suspeita de grampo em uma sala usada pelo presidente do Supremo, Gilmar Mendes. O depoimento se encerrou agora.

COMENTÁRIO DE LUIS NASSIF:

Como entediante? Dizer que um documento sigiloso foi vazado pelo presidente do STF não é novidade para a Veja, receptadora do relatório. Para o restante da opinião pública, é.

Chamo a atenção dos senhores para um processo inevitável. Depois que os factóides da CPI dos Grampos foram caindo um a um, que todas as manipulações foram sendo desmascaradas pelos fatos, cada sessão nova é um risco para os autores das manipulações midiáticas. Em breve, a CPI será esvaziada”.

Nenhum comentário: