terça-feira, 14 de outubro de 2008

LULA RECEBE PRÊMIO NA ESPANHA POR PROMOVER A LÍNGUA ESPANHOLA

Li na Folha Online a seguinte reportagem produzida pela agência francesa de notícias “France Presse” e postada ontem em Toledo, Espanha:

"O rei Juan Carlos entregou nesta segunda-feira ao presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao escritor mexicano Carlos Fuentes o prêmio Don Quixote, recém-criado, por seus esforços para promover a língua e a cultura espanhola no Brasil.

Lula recebeu a distinção "Don Quixote de La Mancha" em uma cerimônia que contou com a presença do presidente de Governo José Luis Rodríguez Zapatero, celebrada em Toledo, onde fica a sede do governo autônomo de Castilla La Mancha.

Lula, 63, foi premiado por sua decisão de transformar o espanhol em língua obrigatória nas escolas públicas do Brasil a partir de 2006.

O Brasil mantém importantes e amplos vínculos econômicos com o resto da América Latina, onde na maior parte dos países, o espanhol é a língua oficial.

Lula também aproveita a visita à Espanha para se reunir com Zapatero e discutir vários assuntos bilaterais e da agenda internacional, como a grave crise financeira global. À noite, o rei Juan Carlos oferecerá um jantar de gala em Toledo.

Na terça-feira pela manhã, Lula deixará Madri rumo a Nova Déli, onde assistirá a uma cúpula do Ibas, um fórum de consultas políticas integrado por Brasil, Índia e África do Sul.

Após o encontro, o presidente irá a Maputo, em sua terceira visita oficial a Moçambique desde 2003.

LITERATURA

Fuentes, 80, um dos maiores romancistas e ensaístas da língua espanhola, foi premiado porque seu trabalho enriqueceu a herança da língua espanhola. O escritor recebeu por sua obra, em 1987, o Prêmio Cervantes e, em 1994, o prêmio Príncipe de Astúrias.

Fuentes estava também entre os cotados para ganhar o prêmio Nobel de Literatura deste ano, que acabou sendo entregue ao francês Jean-Marie Gustave Le Clézio. Há 18 anos ninguém que escreva em espanhol é contemplado; o último vencedor foi o mexicano Octavio Paz.

O prêmio "Don Quixote de la Mancha" prevê o pagamento de 25.000 euros”.

Nenhum comentário: