segunda-feira, 20 de outubro de 2008

QUESTÃO NUCLEAR: BRASIL NÃO É SUSPEITO

O jornal Folha de São Paulo de domingo publicou:

BRASIL ESTÁ FORA DE SUSPEITA NA AIEA, DIZ AMERICANO

“Depois de uma polêmica em 2004, o Brasil é tido como um parceiro seguro em questões nucleares no âmbito da AIEA. "Respeitamos o fato de que vocês enriquecem urânio aqui, não temos suspeita mútua", diz o representante americano na agência, Gregory Schulte.

Ele não revelou detalhes das conversas com autoridades brasileiras, mas elas trataram de temas como as suspeitas sobre a Síria e a questão iraniana.

Em 2004, o Brasil anunciou que iria começar a enriquecer urânio com um novo tipo de centrífuga, em que o metal aumenta sua radioatividade e pode ser usado como combustível para usinas atômicas ou matéria-prima para a bomba. Alegando segredo industrial da tecnologia, que dispensa eixos de rotação e usa campos magnéticos, o Brasil não quis dar a AIEA acesso ao equipamento.

Isso provocou a suspeita. O assunto acabou resolvido com inspeções posteriores e a visita do chefe da AIEA, Mohamed ElBaradei, à fábrica de Resende. A meta do Brasil, entre as 45 nações que são fornecedoras oficiais de matéria-prima nuclear, é usar o produto em seus reatores em Angra dos Reis e entrar no mercado exportador. Dono da sexta maior reserva de urânio, o Brasil envia o produto ao exterior para enriquecimento e depois o usa em Angra.

Segundo Schulte, o programa nuclear da Marinha, que visa construir um reator de submarino, não preocupa os EUA”.

Nenhum comentário: