sábado, 6 de junho de 2009

AERONÁUTICA ANUNCIA RESGATE DE DOIS CORPOS DO VOO DA AIR FRANCE

"Depois de cinco dias de buscas sem sucesso, o Comando da Aeronáutica informou que a operação deste sábado (6) encontrou dois corpos do sexo masculino de passageiros do Airbus A330, que caiu no oceano Atlântico na noite do último domingo (31).

"Às 8h14 deste sábado, tivemos a confirmação do resgate de peças e corpos que pertenciam ao voo da Air France", afirmou o coronel Jorge Amaral, vice-chefe do Centro de comunicação da Aeronáutica, em entrevista coletiva no Cindacta 3, em Recife.

O primeiro corpo foi recolhido às 9h30 e o segundo, às 11h13. Também foram encontradas uma maleta e uma mochila com um bilhete de vacinação, uma poltrona azul, com o número de série, e uma pasta com um bilhete de voo. Estes foram os primeiros resultados concretos da operação de busca.

"Outros objetos, como máscaras de passageiros e outros materiais, estão sendo recolhidos. A Marinha já tinha encontrado vestígios no local. Há possibilidade de existirem mais objetos. Às 19h, traremos mais detalhes", afirmou o coronel Jorge Amaral.

Segundo a Marinha, os dois corpos foram encontrados a cerca de 900km de Fernando de Noronha. Logo que foram recolhidos por um navio corveta, o comando das buscas enviou os outros navios à região para resgate do material.

Por conta da maior velocidade, a fragata "Constituição" será responsável pelo transporte dos corpos e destroços. "A fragata deve se deslocar 600 km, e um helicóptero sairá de Fernando de Noronha para buscar esses corpos no navio. A previsão é que esses corpos estejam lá no início da manhã deste domingo", disse o vice-almirante Edison Lawrence, comandante do 3° Distrito Naval.

Segundo a Aeronáutica, a partir de agora a fase de buscas se "superpõe à de resgate". "Esperamos que esses corpos sejam rapidamente transportados. O trabalho de identificação será feito em Recife, e não em Noronha", afirmou o major-brigadeiro Josuá Costa, segundo comandante aéreo regional. Mais detalhes só serão repassados às 19 horas, quando a operação de busca deste sábado acabar.

Segundo Jorge Amaral, a visualização dos corpos e destroços foi possível graças ao bom tempo. "Avistamentos foram feitos durante a semana, mas não poderíamos falar antes da confirmação, o que aconteceu hoje. Tivemos resultados positivos, o que traz para nós a certeza de que o trabalho foi bem conduzido", disse o coronel.

A Aeronáutica também descartou a possibilidade de sobreviventes. "Queríamos achar sobreviventes, principalmente na primeira fase, mas não foi possível".

FERNANDO DE NORONHA

Neste sábado, a movimentação também foi intensa em Fernando de Noronha, de onde partem os aviões de busca. Cinco peritos da Polícia Federal desembarcaram no arquipélago nesta manhã para dar início a necropsia dos corpos encontrados. Em seguida, eles devem ser trazidos até o Instituto Médico Legal do Recife.

Na próxima segunda-feira (8), uma missa será realizada na Igreja da Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha, em homenagem às vítimas no acidente do voo AF 447, da Air France.

BUSCAS

As buscas deste sábado tiveram início por volta das 3h da manhã, quando a aeronave R-99 fez um voo sobre a região onde supostamente estariam destroços do avião, avistados na terça-feira (2) - entre eles, uma poltrona e uma possível peça de fuselagem de 7 metros. O avião é equipado com um radar responsável pelo rastreamento noturno de objetos no oceano.

Para este fim de semana, as operações contam com 14 aviões (dois deles franceses) e cinco navios, dos quais dois chegaram à região dos destroços hoje."

FONTE: portal UOL, reportagem de Carlos Madeiro, em Recife, em 06/06/2009

Nenhum comentário: