quarta-feira, 17 de junho de 2009

ALTA DO COMÉRCIO

ALTA DO COMÉRCIO E CRESCIMENTO DAS RECEITAS DO SETOR MOSTRA A FORÇA DO MERCADO INTERNO E DAS MEDIDAS DE DESONERAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL

“Com a Folha acontece uma coisa curiosa, ora ela destaca nos dados econômicos, a comparação com o ano anterior, ora com o mês precedente.

Em ambos os casos o destaque vai para o que for negativo.

Agora na Folha Online lemos no corpo da notícia, com os dados do IBGE:

“Em relação a abril de 2008, houve alta de 6,9%. No acumulado do primeiro quadrimestre, o comércio tem crescimento de 4,5% na comparação com o mesmo período um ano antes. No acumulado dos últimos 12 meses até abril, as vendas cresceram 7,1%.

Ao mesmo tempo, a receita nominal de vendas no comércio cresceu 0,2% em abril, na comparação com março. Em relação a abril de 2008, a receita teve expansão de 13%, com destaque para o setor de hiper e supermercados, cuja alta foi de 22%.”

Porem o título da nota é queda do comércio,

Vendas do comércio caem 0,2% em abril, informa IBGE

O que não deixa de ser verdade. Como também é verdadeira a afirmação do IBGE, citada na nota da Folha: “Segundo o IBGE, o resultado de abril indica estabilidade nas vendas no comércio varejista”.

No blog de Miriam Leitão, “O economista-chefe da CNC, Carlos Thadeu de Freitas, acrescentou, no entanto, que os resultados incorporam parcialmente os efeitos da redução do IPI sobre os produtos de linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos). O imposto sobre esses artigos foi reduzido em 17 de abril deste ano.- Houve queda porque a redução do IPI ocorreu em meados de abril, ou seja, não pegou o mês cheio. O crédito também estava mais caro e curto no mês, o que melhorou a partir de maio.”

Qual é o significado dos dados de abril, mais ainda com as informações fornecidas pela Miriam Leitão? Vendas do comércio consolidadas que traduzem a força do consumo e das medidas de incentivo adotadas pelo governo federal. Confirmação do que foi a capa do jornal O Globo hoje:

“A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os eletrodomésticos da linha branca empurrou fortemente as vendas do setor, em especial de geladeiras e lavadoras de roupas. As vendas subiram 20% em relação a maio de 2008 e, em algumas redes, o crescimento chegou a 52%. Com isso, mostra reportagem do Globo nesta terça-feira, as redes de varejo já encontram dificuldades para repor seus estoques.”

A vitalidade do comércio é um dos elementos que mostram que o Brasil está recuperando bem mais rápido que os países ricos, da crise global.

É simples assim.”

FONTE: blog de Luis Favre, em 16/06/2009

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