terça-feira, 2 de junho de 2009

CLINTON DIZ QUE BIOCOMBUSTÍVEL PODE DAR LIDERANÇA GLOBAL AO BRASIL

O portal UOL ontem publicou a seguinte reportagem de Maurício Savarese:

“O ex-presidente dos EUA Bill Clinton afirmou nesta segunda-feira em São Paulo que os biocombustíveis podem incluir o Brasil no grupo dos países mais importantes do mundo.

Para ele, o futuro do Brasil dependerá da utilização de fontes renováveis de energia e da capacidade de exportar essa tecnologia sem descuidar da floresta amazônica.

"Vocês podem liderar o caminho para um futuro melhor", disse Clinton em discurso na Ethanol Summit, em São Paulo. "Mas, para isso, vocês têm de provar que podem ajudar o mundo sem sufocar a Amazônia com plantações de cana-de-açúcar nem com pecuária."

Segundo Clinton, os países que combatem o aquecimento global são os que mais reduzem a desigualdade no mundo. Ele citou Suécia, Dinamarca, Alemanha e Reino Unido, que servem de exemplo inclusive para o Brasil.

"O Brasil é a oitava economia do mundo. E, apesar de ser eficiente em energia, não pode achar que está fazendo o suficiente. Esses outros países conseguiram."

Em sua sexta visita ao Brasil (a primeira foi como presidente em 1997), Clinton brincou que Brasil e EUA "trocaram de lugar" em relação a dez anos.

"Quando vim pela primeira vez, ajudei o presidente Fernando Henrique a superar a crise da Ásia. Agora estou aqui, o Brasil tem US$ 200 milhões de reservas e os EUA estão endividados em mais de US$ 1 trilhão."

Nenhum comentário: