sábado, 13 de junho de 2009

COMANDO BRASILEIRO DETERMINA PROVÁVEL LOCAL DA QUEDA DO VOO 447

“Os comandos da Marinha e da Aeronáutica informaram nesta sexta-feira que já é possível determinar o ponto provável da queda do voo 447. A aeronave caiu há 12 dias no oceano Atlântico com 228 passageiros a bordo. Até a tarde de hoje, 44 corpos já foram localizados.

Segundo os militares, os destroços apontam como provável local da queda um área de 70 km de raio medidos a partir do último contato feito pela aeronave. Esse ponto dista cerca de 850 km do arquipélago de Fernando de Noronha (PE), ainda em águas brasileiras.

Peças e objetos retirados do Atlântico durante buscas ao avião que fazia o voo 447 da Air France são mostrados a jornalistas

O tenente-brigadeiro Ramon Cardoso, chefe do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da FAB (Força Aérea Brasileira) informou que navios franceses foram deslocados para o local para encontrar as caixas pretas do Airbus.

Cardoso também afirmou que o trabalho de busca das vítimas do acidente com o voo 447 é o mais complexo já enfrentado até hoje pela Aeronáutica.

Hoje, as equipes não contam com duas aeronaves da França, que passam por manutenção de rotina. O trabalho das equipes é dificultado pelas más condições metereológicas na região. Com isso, o resgate irá se concentrar nas áreas em que seja possível os sobrevoos. A situação do mar, porém, é considerada favorável pelos militares.

PRAZO

O chefe do Departamento de Controle do Espaço voltou a afirmar que o prazo inicialmente fornecido de 19 de junho poderá ser prorrogado. A partir do dia 17, quarta-feira, serão feitas reuniões a cada dois dias para avaliar a evolução dos trabalhos realizados.

Se for necessário as equipes podem se reaparelhar para permanecer até pelo menos o dia 25 deste mês. O que irá determinar a prorrogação do prazo será a análise a ser realizada por técnicos a respeito da viabilidade de encontro dos corpos.

CAUSA

Não há hipóteses claras sobre o que pode ter derrubado a aeronave, mas já há certeza de que o avião sofreu despressurização e uma pane elétrica, porque a aeronave enviou alerta automático do tipo durante o voo. Sabe-se também que a aeronave enfrentou forte turbulência.

As primeiras suspeitas sobre o acidente recaem sobre os sensores de velocidade e a força do vento. Aparentemente, os sensores falharam nos minutos imediatamente anteriores ao acidente, segundo 24 alertas automáticos enviados pelo avião.

A Aeronáutica informou que as buscas pela caixa-preta continuam, mas estão sendo feitas apenas pelas equipes franceses.”

FONTE: portal UOL com dados da Folha Online, em 12/06/2009

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