quarta-feira, 3 de junho de 2009

ESTRANGEIROS ENTUSIASMADOS COM A “MAROLINHA” DE LULA

O jornal Folha de São Paulo ontem publicou o seguinte texto de Graciliano Rocha, da agência Folha em Porto Alegre:

MEIRELLES DIZ QUE HÁ EUFORIA DE ESTRANGEIROS

“O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse ontem que há "excesso de otimismo" e "euforia demais" dos investidores estrangeiros em relação à forma com que o Brasil lida com a crise internacional.

Segundo ele, o Brasil se tornou uma opção atraente para os investimentos estrangeiros porque o país, ao lado da China, deverá ser menos afetado pela retração do que os países desenvolvidos.

Indicadores como o nível das reservas internacionais (US$ 205 bilhões), a redução do endividamento do setor público (38% do PIB) e o aquecimento de setores da economia sem o risco de um surto inflacionário são fatores que ajudaram a atrair investimentos externos e mostram que o país sairá da crise "mais forte do que entrou".

"O mercado internacional corre o risco de estar um pouco eufórico demais com o Brasil", disse.

"Por um lado é bom porque o investimento direto está aumentando, e as empresas estão captando. Na Bolsa de Valores começa a haver oportunidade para o lançamento de ações. Tudo isso é positivo. Nós estamos alerta, acautelados e dizemos que excesso de otimismo é perigoso", disse em palestra na Federasul (Federação das Associações Comerciais do RS), na capital gaúcha.

Um dos problemas do "excesso de otimismo" é o fluxo de investimento estrangeiro, que provoca valorização do real ante o dólar, o que tende prejudicar as exportações.”

Nenhum comentário: