segunda-feira, 15 de junho de 2009

INFORMAÇÕES OFICIAIS SOBRE AS BUSCAS DO VOO 447 DA AIR FRANCE

“O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informam que o número total de corpos resgatados e transportados para Recife-PE é de 43 e não 44, como anteriormente divulgado. Houve retificação desse número após trabalho de pré-identificação realizado por peritos da Polícia Federal e da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.

Em decorrência da impossibilidade de se verificar apenas por contato visual o estado dos corpos, a partir desta data, o comando operacional de buscas passa a utilizar o termo “despojo mortal” e não mais “corpo” para contabilizar o que for encontrado no oceano.

Os seis corpos recolhidos pela Marinha francesa estão, nesse momento, sendo transferidos para a fragata Bosísio, sendo que três deles já estão a bordo do navio brasileiro.

As condições meteorológicas, embora não fossem as ideais, permitiram que aeronaves e navios de buscas realizassem seus trabalhos. Não foram encontrados outros corpos nem houve avistamentos de destroços da aeronave acidentada.

Neste domingo, às 15h30, o centro de operações de buscas recebeu a visita do embaixador francês Pierre-Jean Vandoorne. Ele ratificou seu apoio e admiração à missão que vem sendo desempenhada pelos militares.

Após completadas duas semanas de buscas, informamos que a aeronave R-99 empregada na missão realizou rastreamento eletrônico de um total de 1.019.548 quilômetros quadrados no Oceano Atlântico, o equivalente a cerca de 10 vezes o tamanho do Estado de Pernambuco ou cinco vezes o Estado de São Paulo. Essa busca eletrônica possibilitou que outras aeronaves e navios reconhecessem áreas onde foram identificados corpos e destroços da aeronave.

FONTE: Nota 31, de 14.06.09, às 18h03, do Centro de Comunicação Social da Marinha e do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (WWW.fab.mil.br)

Nenhum comentário: