quarta-feira, 17 de junho de 2009

LULA: 'PAÍSES DO BRIC CHEGARAM À MAIORIDADE'

“O jornal espanhol El País publicou nesta terça-feira um artigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no qual ele diz que os países do BRIC - que reúne Brasil, Rússia, Índia e China - chegaram à maioridade.

No artigo, Lula fala sobre o encontro desta terça em Ecaterimburgo, na Rússia - a primeira reunião de cúpula oficial dos BRICs - afirmando que ele representa um marco importante na relação desses países com o mundo. "Vamos selar o compromisso de ajudar a oferecer respostas novas para velhos problemas e uma liderança audaz frente à inércia e à indecisão", escreveu o presidente.

Para Lula, o mundo hoje enfrenta desafios de grande complexidade, mas que necessitam de respostas urgentes. "Temos diante de nós ameaças que nos afetam a todos, mas para as quais alguns contribuíram enormemente, enquanto outros não são mais do que vítimas impotentes." O presidente conclama todos os países a assumir suas responsabilidades e pede mais voz para os países emergentes na economia internacional.

"Os países ricos estão dispostos a aceitar uma supervisão e controle supranacionais do sistema financeiro internacional a fim de evitar o risco de outra crise econômica mundial?", pergunta Lula, "estão dispostos a renunciar ao seu controle sobre as decisões do Banco Mundial e do FMI?".

"Estarão de acordo em cobrir os custos da adaptação tecnológica necessária para que as pessoas dos países em vias de desenvolvimento também se beneficiem do progresso científico sem causar danos ao meio ambiente mundial?" "Eliminarão os subsídios que tornam a agricultura moderna inviável em muitos países em vias de desenvolvimento e deixam os camponeses pobres a mercê dos especuladores de matérias primas e doadores generosos?" "Essas são as perguntas para as quais os países do BRIC querem resposta", afirma Lula no artigo para o El País.”

FONTE: matéria da agência britânica de notícias BBC, reproduzida no portal UOL em 16/06/2009

Nenhum comentário: