segunda-feira, 1 de junho de 2009

MARCADORES: AVISO AOS NAVEGANTES

Li hoje no blog “FBI - Festival de besteiras da Imprensa”:

A MANIPULAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SOBRE CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DOS INVESTIMENTOS DO PAC FEITA PELO CONTAS ABERTAS/UOL

Em posts anteriores sobre o tema, demonstramos que o Contas Abertas e o UOL não sabem ou omitem o que é o PAC e que manipulam informações sobre os investimentos do PAC.

Neste post, trataremos da manipulação das informações sobre o cronograma de execução dos investimentos. O texto ainda é o "PAC 2 anos: apenas 3% das obras estão concluídas"

"apenas 3% foram concluídos e 74% sequer saíram do papel nos dois primeiros anos do PAC"; ...; "Apesar disso, outros 725 empreendimentos no estado mais rico do país ainda estão no papel; em fase de contratação ou contratado, licitação ou apenas no estágio de ação preparatória"; ...; "Em Minas, são 1.005 projetos, dos quais 776 ainda estão no papel, o equivalente a 77% do total de obras no estado"; ...

1. O Contas Abertas/Uol escreve sobre um balanço até dezembro de 2008 como se estivesse se referindo ao balanço fechado na semana passada. Há, portanto, uma discrepância gigantesca, entre o executado até dezembro de 2008 e até abril de 2009, que induz o leitor a cometer um juízo errado. E olha que nem estou considerando os possíveis erros de números, já que a equipe do FBI (eu sozinho) não tem fôlego para checar tudo.

2. O Contas Abertas/Uol quando diz que apenas 3% das obras estão concluídas, induz o leitor a pensar que o governo federal pretendia ter 100% das obras concluídas mas, devido à sua enorme incompetência, só concluiu 3%. Aqui não importa se o certo é 3% ou 10%. Importa a indução, a desinformação, a manipulação da informação. O que o leitor gostaria de saber é se, em relação ao cronograma inicialmente apresentado pelo governo federal, os investimentos estão atrasados, no prazo ou adiantados.

Vamos ver, sobre isso, o que diz o relatório oficial do Balanço de 2 anos do PAC (Não inclui Habitação e Saneamento, cuja execução está a cargo dos Estados e Municípios)

O slide 46 do Balanço Geral de 2 anos mostra o seguinte quadro:

EXECUÇÃO EM VALORES

Concluído: 11%

Adequado: 83%

Atenção: 4%

Preocupante: 2%


Esse mesmo slide mostra a EXECUÇÃO EM QUANTIDADE DE AÇÕES:

Concluído: 11%

Adequado: 80%

Atenção: 7%

Preocupante: 2%

Como se vê, só foram concluídos 11% em valores ou ações, em dezembro de 2008, porque era somente isso estava com prazo para concluir. O importante é que 80% das ações programadas estão com seu andamento adequado, em relação a prazo.

Fica a pergunta: de onde o Contas Abertas/UOL tirou as informações veiculadas em seu site e amplificadas pelo UOL (e talvez a Folha de São Paulo)?

Será que foi na mesma fonte em que bebeu o Sardenberg para escrever as besteiras publicadas em post anterior, aqui no FBI?”

Nenhum comentário: