quarta-feira, 3 de junho de 2009

MECTRON FABRICA MÍSSIL PARA O EXÉRCITO E MARINHA

Li hoje no site Defesa@Net a seguinte reportagem de Jony Santellano:

“MECTRON Engenharia, Indústria e Comércio S. A., empresa voltada para o setor de defesa com sede em São José dos Campos (SP), anunciou em abril passado o início do processo de industrialização de um míssil para o Exército Brasileiro (EB), cujo contrato foi fechado no final de 2008, e a negociação de um contrato com a Marinha, com final previsto até o encerramento desse mês, para o fornecimento do mesmo míssil.

O míssil objeto das negociações é o MSS 1.2, do tipo superfície-superfície, anti-carro (anti-tanque), com guiagem a laser, usado em combates de curta distância. Os contratos do Exército e da Marinha, somados, atingem o total de cerca de R$ 50 milhões, a serem desembolsados em um período de quatro anos.

O míssil MSS 1.2 será industrializado por solicitação do Exército para uso na infantaria. Pesa cerca de 16 kg e possui um alcance aproximado de 3 km. O projeto inicial foi solicitado no final dos anos 1980 e atingiu a fase de desenvolvimento somente em 2005, quando foi interrompido por restrições orçamentárias. A Marinha ficou também interessado no míssil para uso dos fuzileiros navais.

A MECTRON foi criada em 1991 e atua hoje no mercado de produtos e serviços na área de defesa, espaço e na integração de serviços aviônicos. A empresa surgiu da associação de engenheiros oriundos de outras empresas e instituições de tecnologia do segmento aeroespacial de São José dos Campos, dentre elas a extinta Órbita. No final de 2006, a MECTRON recebeu um investimento de R$ 15 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que passou a deter uma participação de 27% no seu capital.

A experiência da MECTRON no desenvolvimento de projetos de mísseis não é pouca e não é de hoje. Juntamente com a Força Aérea Brasileira (FAB), a empresa desenvolveu o míssil MAR-1, do tipo anti-radiação. Esse míssil deverá também ser exportado para o Paquistão, em uma operação comercial avaliada em cerca de 85 milhões de euros, envolvendo o envio de 100 unidades.

A MECTRON também foi contratada pela Marinha para fazer e revitalização de mísseis Exocet (antinavio), fornecendo instrumentação para validar o seu desempenho com um novo motor.

Em outro projeto de parceria internacional, a MECTRON, juntamente com a AVIBRAS (também de São José dos Campos) e a ATECH Tecnologias Críticas, participam do desenvolvimento do míssil A-Darter, do tipo ar-ar, de quinta geração, que é produzido na África do Sul, pela Denel, em um projeto de cooperação internacional Brasil - África do Sul.

No anúncio dos contratos com o Exército e a Marinha, feito durante a LAAD 2009 (Latin America Aero & Defense), feira bianual de aeronáutica, espaço e defesa, realizada no Rio de Janeiro entre 14 e 17 de abril passado, o presidente da MECTRON, Azhaury da Cunha Filho, afirmou que a empresa já vislumbra outros mercados potenciais para o MSS 1.2, como a América Latina e a Ásia. O executivo também declarou que as perspectivas do setor de defesa no Brasil para os próximos anos são muito positivas, pois "estamos vivendo um grande momento para a área".”

Nenhum comentário: