quarta-feira, 10 de junho de 2009

PESQUISA IBOPE: DILMA SOBE, SERRA LIDERA E AVALIAÇÃO DE LULA VOLTA A MELHORAR

“A pesquisa CNI/Ibope que será divulgada hoje tem boas notícias para o governo, para Dilma Rousseff e para José Serra.

A avaliação do governo Lula voltou a subir, confirmando o que já constataram o Datafolha e o Sensus nas últimas semanas. O governo Lula é considerado "bom" ou "ótimo" para cerca de 59% dos brasileiros - em abril, o mesmo Ibope aferiu que 48% dos brasileiros pensavam dessa forma. Isso significa que Lula voltou ao patamar de avaliação positiva de dezembro.

A aprovação a Lula também melhorou. Está em torno dos 70%. Em abril, este índice ficara em 65%. Em resumo, o modo como Lula lidou com a crise econômica, segundo a percepção dos brasileiros, foi o elemento-chave para a melhora nos índices. Os brasileiros acreditam que o governo e o Brasil enfrentaram a crise - e a derrotaram.

O Ibope também quis saber o que o brasileiro pensa da sucessão de Lula. José Serra continua liderando a corrida, com mais do que o dobro dos votos de Dilma Rousseff, que, no entanto, está subindo. Aos números: Serra aparecerá com 38% e Dilma com 18%. Depois, surgem Ciro Gomes, com 13%, e Heloísa Helena, com 8% das preferências.

Quando o Ibope apresenta ao eleitor a opção Aécio Neves, Dilma passa a liderar a corrida. O Nordeste é a região em que Dilma aparece com mais apoio.

Assim, como a pesquisa da Sensus, o Ibope constatou que a rejeição de Dilma é mais alta que a de Serra: 33% dizem que não votariam em Dilma; contra 25% que afirmam o mesmo em relação a José Serra. E, para piorar, Dilma tem uma rejeição maior com um nível de conhecimento menor - ou seja, menos entrevistados declaram saber quem é Dilma em comparação com Serra.

A pesquisa foi realizada na semana passada com 2 002 eleitores em 140 municípios de todo os país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.”

FONTE: texto de Lauro Jardim, no portal UOL, em 09/06/2009

Nenhum comentário: