quarta-feira, 10 de junho de 2009

SONHAR AJUDA A RESOLVER TESTES DE CRIATIVIDADE

“Uma boa noite de sono, principalmente com a fase de sonho completa, é importante para resolver problemas que envolvam associações criativas, mostra pesquisa publicada na revista "PNAS".

A conclusão veio após testes realizados por uma equipe da Universidade de San Diego (USA) com 80 pessoas. Os pesquisadores apresentaram problemas que necessitavam de uma solução criativa para os participantes do estudo.

Depois, deixaram uma parte dos voluntários tirar um cochilo que incluía o sono REM (movimento rápido dos olhos, na sigla em inglês), período do sono onde ocorre o sonho. Nesta fase, o cérebro fica relativamente ativo e os olhos fechados vão de um lado para o outro.

A fase REM ocupa aproximadamente um quarto do tempo total que é gasto dormindo e se alterna com o sono profundo a noite inteira. Conforme vai amanhecendo, o sono REM fica mais longo.

No teste, as pessoas que cochilaram tiveram um desempenho 40% melhor.

Para os pesquisadores, durante o sono REM, o cérebro ativa diferentes redes neurais, encorajando a formação de conexões.”

FONTE: artigo do semanário britânico “The Independent” publicado no jornal Folha de São Paulo, coluna “NEUROCIÊNCIA”, em 09/06/2009.

Nenhum comentário: