domingo, 21 de novembro de 2010

O AVIÃO NÃO-TRIPULADO QUE SERÁ USADO PELA FAB

OS VANTS SÃO COMANDADOS A QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA

"Os integrantes do “Projeto Vant “(Veículo Aéreo Não Tripulado) terminaram sexta-feira, dia 19, mais uma campanha de ensaios em voo que visam testar os aviões não-tripulados. As aeronaves, batizadas como Vants, estão sendo avaliadas para serem utilizadas em missões militares de reconhecimento, busca e resgate.

Além disso, os aviões também ajudarão no monitoramento da área de segurança pública, no monitoramento das fronteiras, no desmatamento e em operações da Defesa Civil.

Criado em 2004, o Projeto Vant é coordenado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA/FAB/MD) e voltado para o desenvolvimento de um SNC (Sistema de Navegação e Controle).

MAIS ECONÔMICO QUE AS AERONAVES CONVENCIONAIS

Conhecidas por não possuírem tripulantes, as aeronaves são comandadas a quilômetros de distância, em sala operacional, o que torna a operação mais segura.

“As aeronaves remotamente pilotadas eliminam o risco de acidentes com a tripulação, em caso de missões cansativas ou perigosas”, afirma o assessor da FAB (Força Aérea Brasileira) coronel aviador Henry Wilson Munhoz Wendel.

Além disso, “oferecem um custo de aquisição e de operação geralmente inferior às aeronaves tripuladas. Uma hora de voo é quase um décimo mais barata”, completa Wilson.

Equipadas com câmeras, os Vants são capazes de registrar imagens dos locais monitorados com mais precisão, já que podem sobrevoar exatamente o local desejado.

ATÉ 15 HORAS SEGUIDAS DE VOO

Com seis metros de comprimento e dez de envergadura, o Vant utilizado atualmente no Brasil é do modelo Hermes 450, fabricado pela Elbit Systems de Israel com participação da subsidiária no Brasil, a empresa Aeroeletrônica.

A aeronave consegue voar a 110 km/h e pode atingir cerca de cinco mil metros de altitude. Além disso, pode permanecer em voo por mais de 15 horas.

O Hermes 450 chegou ao país em dezembro de 2009 e, em janeiro de 2010, os militares da FAB receberam instruções específicas na base em Santa Maria.”

FONTE: reportagem de Tainah Medeiros publicada no portal BAND e transcrita no portal da FAB (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=20/11/2010&page=mostra_notimpol).

Nenhum comentário: