terça-feira, 11 de janeiro de 2011

BRASIL DE OLHO NO ESPAÇO


País paga R$ 550 milhões e será o único não europeu a participar do moderno Observatório do Sul

“Para ganhar espaço no uso de alguns dos telescópios mais poderosos do mundo, o Brasil vai pagar cerca de R$ 550 milhões durante dez anos ao Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês). O acordo, assinado no final de dezembro pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e pelo diretor geral da ESO, Tim de Zeeuw, faz do Brasil o primeiro país de fora da Europa a ser membro do observatório.

O convênio permite a participação brasileira na construção do futuro superobservatório E-ELT, que terá 42 metros de abertura e deve ser inaugurado em 10 anos, em Paranal, no Deserto do Atacama, Chile.

Para o ministro Rezende, o país crescerá ainda mais na área se tiver acesso aos meios mais modernos de pesquisa astronômica e participar ativamente de grandes projetos de infraestrutura observacional.

Ele adianta que “A ESO é uma organização multilateral que até agora só tinha como membros os países europeus. A entidade é proprietária das melhores instalações de astronomia do mundo”.

FONTE: publicado pelo JB Online e transcrito no site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/11_01/110110_05_jb_br_space.html) [imagem do Google adicionada por este blog]

Nenhum comentário: