sábado, 8 de janeiro de 2011

ENTREVISTA COM O MINISTRO NELSON JOBIM (DEFESA)


COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE TEM APOIO DO MINISTÉRIO DA DEFESA

“O ministro Nelson Jobim (Defesa) afirmou, em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro” de sexta-feira (7/1) – a primeira edição do ano – ser favorável à instalação da Comissão Nacional da Verdade para investigar violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, e disse que não há divergência entre ele e Maria do Rosário, ministra dos Direitos Humanos. “Não há nenhuma divergência com a ministra de Direitos Humanos, ela conhece bem o projeto e nós temos uma excelente relação”, disse Jobim, destacando ter ido à posse de Maria do Rosário no cargo.

Em maio de 2010 um projeto de lei que cria a Comissão foi enviada ao Congresso Nacional pelo então presidente Lula, mas ainda não foi votado. Segundo o ministro, a Comissão Nacional da Verdade tem que ser usada para o País conhecer os fatos, não para ser um instrumento de retaliação. “Vamos aguardar o debate no Congresso, para a elaboração e criação da Comissão Nacional da Verdade, para depois desenvolver a ela relativas”, afirmou.

Atualmente, disse Jobim, o Brasil tem apenas um grupo de trabalho do Araguaia, sendo feita pelo Ministério da Defesa, cumprindo determinação da Advocacia-Geral da União (AGU). O grupo já está trabalhando há dois anos na busca dos corpos dos desaparecidos na região durante a ditadura militar (1964-1985).

A entrevista com o ministro Jobim também abordou outros temas importantes, como a Estratégia Nacional de Defesa e sua contribuição para o desenvolvimento do País, a importância da proteção das fronteiras nacionais, principalmente na Amazônia e a aviação civil brasileira. Ele conversou com os jornalistas durante quase uma hora, falando sobre a necessidade de fortalecimento do programa Calha Norte, que está completando 25 anos, e a transferência do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) da Casa Civil para a Defesa. O ministro explicou ainda as medidas adotadas em sua gestão durante o governo Lula para a aviação civil, que segundo ele servirão de base para os novos projetos a partir de 2011. Outro assunto abordado foi a atuação da Força de Pacificação para a manutenção da segurança pública nos Complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, assinaram em dezembro acordo que autorizou o início dos trabalhos e definiu as regras de implementação da Força de Pacificação (FPaz) no complexo Penha-Alemão. Constituída pelo Exército e pelas polícias Civil e Militar, a Força atua para garantir a lei e a ordem na área abrangida pelo complexo.

Jobim comentou também o convite que fez ao ex-deputado e ex-presidente nacional do PT, José Genoíno, para assessorá-lo no Ministério da Defesa. Segundo o ministro, José Genoíno teve uma atuação destacada no Congresso e ajudou muito no debate sobre a Defesa nacional. Jobim disse que Genoíno ainda na respondeu ao convite e que o martelo deve ser batido em fevereiro.

Sobre a compra de novos aviões caça para a Força Aérea Brasileira (FAB), Nelson Jobim disse que o assunto deverá estar resolvido no primeiro semestre deste ano, lembrando que os atuais aviões em atuação no Brasil (Mirage 2000) terão seus ciclos de vida expirando em 2016. Brasil abriu concorrência internacional para comprar 36 caças e estão na disputa os modelos Gripen (Suécia), F-18 (Estados Unidos) e Rafale (França).

Participaram do programa, ao vivo, as rádios: CBN (Rio de Janeiro/RJ), Amazonas FM (Manaus/AM), Eldorado (São Paulo/SP), Guaíba (Porto Alegre/RS), Grande Rio AM (Petrolina/PE), Itatiaia (Juiz de Fora/MG), Jornal 820 AM (Goiânia/GO), Paiquerê (Londrina/PR), Excelsior (Salvador/BA), Campina FM (Campina Grande/PB), Universidade 106,9 FM (São Luís/MA), Alternativa FM (Várzea Grande/MT), Clube (Belém/PA), 96 FM (Palmas/TO), Difusora Acreana (Rio Branco/AC).”

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/comissao-nacional-da-verdade-tem-apoio-do-ministerio-da-defesa/#more-21115). [imagem do Google adicionada por este blog]

COMPLEMENTO nº 1 SOBRE A ENTREVISTA DE NELSON JOBIM:

DESGASTE DE PARTE DA FROTA DA FAB DEVE APRESSAR DECISÃO SOBRE COMPRA DE CAÇAS


“Com o vencimento do prazo de vida útil de parte dos caças de combate da Força Aérea Brasileira (FAB) a partir de 2016, o ideal é que o Brasil decida sobre a renovação da frota ainda este ano, a fim de que haja tempo hábil para a substituição das aeronaves. A informação foi dada ontem (7) pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, logo após participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a EBC Serviços.

“Não sou eu quem vai determinar a pauta da presidenta [Dilma Rousseff]. Na hora em que achar conveniente, ela vai me chamar, mas ela sabe que esse é um assunto que terá que ser resolvido neste semestre. Por causa dessa situação, temos que decidir a questão este ano”, disse o ministro.

Segundo Jobim, como o simples anúncio da melhor proposta não vai pôr fim à concorrência, a decisão tem que sair, no limite, até o fim deste ano, sob o risco de comprometimento de parte da frota aérea militar nacional. De acordo ele, o ciclo de vida útil dos atuais caças Mirage 2000 começa a vencer em 2016, e o dos modelos F-5, em 2020.

Ao garantir que os valores apresentados inicialmente pelas três empresas (Saab, Boeing e Dassault) que disputam a preferência do governo tem variado e, “seguramente, vão cair”, Jobim revelou que hoje que o negócio gira entre “5 e 6 bilhões de euros”.

Uma vez escolhido o melhor modelo, acrescentou o ministro, a conclusão do processo de compra dos caças ainda deverá demorar, no mínimo, um ano. Nesse período, serão discutidos os termos dos contratos comercial e financeiro. Do primeiro, conduzido pela Aeronáutica, constarão as especificações técnicas do modelo vencedor da concorrência. Do segundo, as formas de pagamento.

Jobim também comentou as críticas feitas ao Exército por ter cedido as instalações do Forte dos Andradas, no Guarujá, no litoral paulista, para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passar as férias com a família. Ao deixar o prédio da Empresa Brasil de Comunicação – EBC, ele afirmou: “Convidei o então presidente no ano passado. É uma coisa absolutamente normal”.

FONTE (do complemento nº 1): reportagem de Alex Rodrigues, da Agência Brasil (edição: João Carlos Rodrigues) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/nacional?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=3158781).

COMPLEMENTO n° 2:

JOBIM CRITICA POSIÇÃO DOS EUA SOBRE TRÍPLICE FRONTEIRA


“O ministro da Defesa, Nelson jobim, criticou ontem a posição dos Estados Unidos sobre a chamada tríplice fronteira do Brasil com Paraguai e Argentina. jobim disse que os americanos “sustentaram equivocadamente” que a região fosse um reduto terrorista do grupo xiita Hezbollah.

“É falso se afirmar que nós tenhamos na tríplice fronteira terroristas. O que temos são pequenos contrabandistas que estão sendo resolvidos, problema de contrabando, eventual criminalidade marginal que se dá naquela região”, disse jobim, em entrevista ao programa Bom Dia Ministro transmitido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Jobim afirmou que é improvável que as drogas tenham como porta de entrada a tríplice fronteira. “Evidente que temos que ter estrutura de policiamento, trabalho, estrutura de policiamento. Mas fique ciente que droga não entra por aquela região, porque ninguém vai cruzar a droga num ambiente tenso como é o ambiente da tríplice fronteira”, observou.

“As drogas se cruzam exatamente nas partes de fronteira seca que se dão com o Paraguai, Bolívia, estendendo até o início da Amazônia”, completou. jobim destacou ainda que o governo deseja instalar um sistema de monitoramente via satélite da Amazônia.”

FONTE (complemento 2): Jornal do Commercio e portal FAB (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=08/01/2011&page=mostra_notimpol)

Nenhum comentário: