quinta-feira, 7 de julho de 2011

NO PAÍS, VANT PODE PATRULHAR FRONTEIRA E AUXILIAR SEGURANÇA PÚBLICA

VANT VT-15 do Exército brasileiro


A finalidade básica dos veículos aéreos não tripulados, conhecidos no Brasil como VANT, é cumprir missões de combate sem arriscar a vida de tripulações e tropas.

O conceito começou a ser desenvolvido logo após a Segunda Guerra Mundial e entrou em prática na Guerra do Vietnã, quando aviões sem piloto dos EUA sobrevoaram território vietnamita para tirar fotos e descobrir a localização de tropas e armas.

A produção de VANT aumentou na década de 80, quando Israel os usou no ‘conflito com os palestinos’ [isto é, em suas invasões na Palestina] e se acelerou na guerra dos EUA contra o Talibã no Afeganistão, a partir de 2001.

Os VANT menores e de curto alcance (10 a 15 km em média) são usados para missões táticas no campo de batalha, tais como sobrevoar a frente inimiga, reconhecer terreno e identificar alvos.

É o caso do VT-15 (foto acima), produzido em pequena escala pelo Exército brasileiro com empresas privadas. Suas vantagens são o baixo custo e a possibilidade de decolar direto do campo de batalha.

VANT como os israelenses Hermes 450 e Heron 1, oferecidos comercialmente ao Brasil por Israel, têm propósitos diferentes. Com envergaduras semelhantes às das aeronaves tripuladas, transportam equipamentos avançados de comunicações.

Com autonomia de voo de mais de 200 km, são usados em missões estratégicas de longa duração. No Brasil, podem ser usados para monitoramento de fronteiras e, em tese, segurança pública.

Um terceiro tipo, também de grande porte, é usado pelos EUA no Afeganistão, Paquistão e Iêmen. Eles disparam mísseis e bombas teleguiadas capazes de atingir até indivíduos específicos [inclusive, há frequentes notícias de atingirem mulheres, crianças, festas de casamento etc].

A próxima geração de VANT deverá ser capaz de decolar, cumprir missões longas de reconhecimento ou ataque e pousar de forma totalmente automatizada.

Em tese, o operador humano dará, à distância, apenas a ordem de atirar ou não.

Mas as potências não repassam as tecnologias que vão ser necessárias para chegar ao novo patamar, como sistemas de decolagem, navegação e pouso autônomos.

Prevendo isso, o Brasil trabalha, desde a década de 1990, em seu próprio programa de VANT, que tem gerado protótipos simples.”

FONTE: reportagem de Luis Kawaguti publicada na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po0307201111.htm) [imagem do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog democracia&política].

3 comentários:

Probus disse...

Olha Maria Tereza, se reserve quando você ler os jornalistas(sic) da FALHA de São Paulo, ou, Desculpe Nossa Falha, ou, Fôia de SP, em especial Luis Kawaguti. Ou ele é um Free Lance qualquer ou é muito mal intencionado...

Observe as contradições destas duas reportagens, do mesmo jornalista(sic) e, sobre o mesmo assunto...

29/06/2011: Almirante sem navio

Brasileiro chefia Marinha da ONU no Líbano há 4 meses de escritório em terra, enquanto espera por embarcação

Por Luis Kawaguti

http://www.naval.com.br/blog/2011/06/29/almirante-sem-navio/

20/11/2010: Marinha nomeia chefe de missão de paz brasileira no Líbano

Por Luis Kawaguti

A Marinha escolheu o contra-almirante Luiz Henrique Caroli para assumir o comando da Marinha da Unifil, a missão de paz da ONU no sul do Líbano.

Além disso, o Exército pretende mandar até 300 militares à missão em 2011 para desarmar minas e bombas de fragmentação lançadas por Israel.

Os planos do governo Lula de enviar tropas para o Líbano e assim ajudar o Brasil a ser um ator importante no Oriente Médio foram revelados pela Folha no início de outubro.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/833544-marinha-nomeia-chefe-de-missao-de-paz-brasileira-no-libano.shtml

Não é interessante???

Unknown disse...

Probus,
Interpreto assim: tanto a 'Folha' como o 'DefesaNet' sào vias de mensagens de grandes interesses políticos, financeiros e econômicos estrangeiros estadunidenses. Por pagamento e/ou por afinidade. No caso do 'DefesaNet', mais diretamente dos complexos industriais militares dos EUA e Israel. Quase sempre, tem 'agenda oculta' nas notícias. O por você citado jornalista segue essa linha. Apesar disso, algumas reportagens trazem fatos interessantes. Por isso, as reproduzo, com alguns 'ajustes' entre colchetes.
Maria Tereza

Probus disse...

Oi Maria Tereza,

Por favor. Hora alguma eu critiquei sua postagem. É tanto que eu pouco retruco, apenas tento complementar as postagens.

Acho você uma fonte de informação maravilhosa. E você comenta o post com seus "ajustes" e "colchetes" e ainda faz comentário das postagens, o que deveria ser seguido e obrigatório, em muitos portais. Mas, não é, não fazem. Poucos são os que dão a "cara à tapa".
Paulo Henrique Amorim, talvez, deva ser um caso à parte, mas...
PHA é Hours concours. PHA é IMBATÍVEL. PHA dá a "Cara à tapa" todos os dias e, dificilmente podemos ou temos como contestá-lo.

Luiz Nassif, Osvaldo Bertolino, Luiz Azenha, Maria Flô e mais alguns também o fazem, mas, não na intensidade de PHA.

A Folha...

DefesaNet: É um portal bem interessante, leio ele todos os dias, mas, o Analista Militar...
Nelson During é uma carpideira com sua ultrapassada faina oriunda das casernas. Nelson During é um saudoso remanescente do Golpe de 64, é uma vivandeira de quartel. Tal qual, seus "amiguinhos" do Portal Força Terrestre.

Concordo em número, gênero e grau com você. Vez ou outra encontramos matérias importantes na Folha, na Época e até na desquaficada Veja. Eu mesmo tenho dois artigos FANTÁSTICO de Rei(???)naldo Azevedo e outro de Diogo "Cão Navegador" Mainardi.

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/se-entrega-corisco-eu-nao-me-entrego-nao/

http://veja.abril.com.br/blog/mainardi/na-revista/vou-embora/

Agenda Oculta: Pois é, adoro, na minha rasteira concepção, tentar decifrá-las.

Volto a ressaltar: Hora alguma critiquei sua postagem. Pois, você as comenta e ajusta. Tenho muito respeito pelo seu trabalho.

Relaxe um pouco com Rupert Murdoch, leu isso??

O Cidadão Kane do século XXI
Redação Carta Capital
7 de julho de 2011

http://www.cartacapital.com.br/politica/denuncias-contra-tabloide-poem-rupert-murdoch-no-olho-do-furacao-da-midia-britanica

Ria um pouco da inocência de Leonardo Sakamoto.

O brasileiro gosta de uma teoria da conspiração
05/07/2011

http://blogdosakamoto.uol.com.br/2011/07/05/o-brasileiro-gosta-de-uma-teoria-da-conspiracao/