sexta-feira, 1 de julho de 2011

ROUBO DE PETRÓLEO, MAS COM CONFORTO


A INVASÃO DO IRAQUE PELA APROPRIAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO E EXPORTAÇÃO DO SEU PETRÓLEO É TAREFA DESCONFORTÁVEL. IGUALMENTE, A INVASÃO DO AFEGANISTÃO. EXIGEM CUIDADOS ADICIONAIS PARA PROPICIAR MAIS PRAZER AOS INVASORES

TEMPESTADE NO DESERTO”, MAS COM AR CONDICIONADO…

Por Brizola Neto

“O site ‘Europa Press’ publica curiosa reportagem, dizendo que o ar-condicionado para as tropas dos EUA no Iraque e no Afeganistão tem um custo de 20,2 bilhões de dólares por ano, cerca de 14.150 milhões de euros, mais do que o dobro do orçamento da NASA.

A cifra, sempre absurda, passa a ser crível quando se considera uma década de guerra e centenas de milhares de soldados.

O custo seria derivado de gastos com condicionadores de ar, muitas vezes ligados a tendas individuais, e do transporte de gás a partir desses dispositivos a lugares remotos, que envolve aviões, helicópteros e, sobretudo, escolta armada, segundo disse o general reformado Steven Anderson à ‘National Public Radio’, dos EUA, que era o chefe da logística para o Iraque.

O general David Petraeus, agora comandante das forças dos EUA no Afeganistão, lembrou que, além desses custos, deve ser considerado que, para levar combustível para os geradores de eletricidade que alimentam os aparelhos em lugares remotos do Afeganistão, a gasolina era aerotransportada a Karachi, no Paquistão, e daí enfrentava uma viagem de 800 milhas (1.300km) por estradas que, segundo ele, “eram trilhas de cabra melhoradas”.

A covardia dessa querra da maior potência militar do planeta e seus recursos ilimitados contra populações miseráveis perdidas no deserto e nas montanhas não menos desérticas daquela parte do planeta é gritante até no ar que cada um respira.

O sol nasceu para todos, mas agora só esturrica os mais pobres.”

FONTE: escrito por Brizola Neto em seu blog “Tijolaço”  (http://www.tijolaco.com/tempestade-no-deserto-mas-com-ar-condicionado/) [título e subtítulo adicionados por este 'democracia&politica']

Nenhum comentário: