domingo, 4 de dezembro de 2011

CARTA À OMBUDSMAN DA "FOLHA"

"grande" mídia, a caminho do precipício

Por Brizola Neto

“Prezada Suzana Singer,

Na sua primeira coluna como ombusdsman, este blog criticou a declaração – já não me recordo de quem – que, de alguma forma, ali encampava-se: a de que blogueiros seriam “trogloditas” políticos. Com o mesmo proceder, registramos o seu diagnóstico, agora, de que a mídia tradicional tomara um “olé” na blogosfera.

É possível que alguns sejam, como há trogloditas em qualquer atividade e em qualquer posição do espectro político. Nos blogs e também nos jornais, rádios e televisões.

Mas há algo que está acima disso, para jornalistas, dentro ou fora de blogs: os fatos.

E houve um fato. Grave, gravíssimo.

Com toda a razão, você critica o papel da "grande" [sic] imprensa em apenas reproduzir, durante muito tempo, as declarações da Chevron, ANP e IBAMA – feitas, em geral, por meio de nota oficial – e não haver investigação jornalística.

Dias depois de sua coluna apontar isso, tudo continua igual.

[Semana passada], este blog publicou um documento – oficial e público – que descrevia o plano de perfuração da Chevron. Nele, indicava-se claramente a previsão de instalação de uma sapata de sustentação e vedação entre 2050 e 2600 metros de profundidade. E que essa não fora construída e, claro, testada, como previa o plano.

Na audiência realizada pela Câmara dos Deputados, o deputado Brizola Neto os reproduziu e indagou ao representante da Chevron a razão de não existir uma estrutura que estava prevista e é essencial para que, em caso de elevação da pressão do poço por tocar numa formação de petróleo ou gás, não haja derrame de fluidos.

O representante da Chevron, diante de toda a imprensa, disse duas coisas inacreditáveis. A primeira, que a cimentação de sapatas se dá depois do poço ter atingido o seu alvo. Qualquer engenheiro de poços dirá que isso não existe. A segunda, que o plano não havia sido seguido por tratar-se de “poço pioneiro” e não de poço de produção ou injeção (feitos para injetar fluidos no reservatório e aumentar a recuperação da jazida pelos poços produtores).

Ora, o representante da ANP, logo a seguir, disse que o poço era o 12° dos doze que compõem o projeto autorizado pela Agência para a Chevron explorar o campo do Frade.

Pioneiro, o último?

Como fica evidente, não é preciso ser jornalista especializado em petróleo para que se acenda um alerta ao ouvir um dirigente de petroleira, em meio a um acidente grave, dizer que o último poço da série era o “pioneiro”. E, aliás, poços pioneiros, exatamente por desconhecer-se o terreno que ele irão cruzar, são feitos com mais cuidados, vagar e precauções. Aliás, por isso mesmo, custam muito mais caro.

Tudo isso ocorreu diante de vários jornalistas profissionais.

Exceto na blogosfera, nada disso foi publicado.

Creio, portanto, que – diante disso e de sua crítica interna e pública- a redação da Folha deveria se sentir obrigada a, ao menos, expor essa contradição e, ouvindo especialistas em petróleo, esclarecer se é ou não procedente o que foi noticiado.

Não se trabalha, aqui, em busca de “furo”. Não há razões profissionais ou comerciais para pretender ser melhor ou mais rápido que qualquer colega ou publicação. Nada foi obtido através de fontes privilegiadas, apenas por documentos públicos e publicados na internet. Não fomos além de nossos modestos chinelos.

Numa época em que toda a imprensa se debruça, como deve fazer, sobre os “malfeitos” públicos, é decepcionante ver como um poço malfeito – e é por serem mal-feitas, no projeto ou na execução, que obras de engenharia provocam desastres - não desperta nenhum interesse na grande mídia, que prefere derivar para temas consequentes: a poluição e o preparo do país para a exploração marinha de óleo.

Não pode, portanto, soar ofensivo ao jornalismo que se desenvolvam visões sobre a cumplicidade da mídia.

Outra vez, os fatos aparecem na blogosfera antes dos jornais, tal como aconteceu com a foto da mancha de petróleo. Um plano de perfuração pode não ser tão eloquente como uma foto de satélite, mas é ainda mais preciso e inquestionável.

Não pode ser normal que blogs – sem estrutura, sem pessoal e sem o poder de ligar para fontes e dizer que “é fulano, do jornal tal” – possam ter dado um “olé” na mídia tradicional e, mesmo depois de ela ter sido alertada, continuar a mesma situação.

E não se diga que se publicou sem responsabilidade, porque tudo o que se informou foi referenciado em informações comprovadas, que acabaram sendo citadas pela mídia: o ‘Skytruth’, o ‘Wall Street Journal’ e, agora, o ‘Estudo de Impacto Ambiental’ realizado a mando da Chevron.

Vou mostrar, no próximo post, como estamos sendo tratados como um bando de botocudos pela direção mundial da Chevron. E, em grande parte, devemos isso à omissão de uma imprensa que depende de ‘releases’ e de declarações espontâneas para dizer qualquer coisa.

Não investiga, não apura.

Nem mesmo quando os dados e documentos estão colocados publicamente, como o fizemos.

Se utilizarmos o mesmo critério de classificar como trogloditas aqueles que não se interessam pelos fatos e ficam aferrados a suas "simpatias políticas" – no caso, às petroleiras – não sei que tipo de adjetivo mereça o comportamento da mídia.

A menos que o Sr. Ali Moshiri, boss da Chevron para a Botocúndia - como disse ao ‘Valor’ e reproduzirei a seguir, tenha razão e seja um erro “fazer tanto barulho” por um vazamento “tão pequeno”.

Graças à nossa imprensa, sim, será sempre pequeno, qualquer que seja seu tamanho.

Foram 2.400 barris, ou 380 mil metros cúbicos, segundo a Chevron. Mas poderiam ser um, dois, cinco ou dez mil, de acordo com qualquer coisa que a petroleira diga, porque não temos ninguém, a não ser os blogueiros, para contraditar, exceto a blogosfera e um delegado de polícia.

A mídia dá às informações da Chevron algo que lembra a frase do contrabandista de um antigo comercial de TV: - La garantía soy yo!

Um dos pioneirospioneiros de verdade – da luta pelo petróleo no Brasil, Monteiro Lobato, dizia que um país se faz com homens e livros. Não seria demais acrescentar: também com jornalistas e jornais.”

FONTE: escrito por Brizola Neto e publicado em seu blog “Tijolaço”  (http://www.tijolaco.com/carta-a-ombudsman-da-folha/).

Nenhum comentário: