quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA CAI 11% E TEM MENOR NÍVEL DESDE 1988 (início da medição)


“O governo federal informou na segunda-feira (5) que o desmatamento na Amazônia Legal cairá 11% neste ano, para 6.238 quilômetros quadrados, chegando ao menor nível desde o início desse tipo de mapeamento pelo ‘Instituto Nacional de Pesquisa Espacial’ (INPE). Esses dados foram apresentados à presidente Dilma Rousseff pelos ministros de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Em 2004, o desmatamento chegou a 27 mil km quadrados ao ano. Desde então, segundo o INPE, há quedas no indicador. A mais baixa até hoje tinha sido a do ano passado: 7 mil Km2.

A previsão do governo para este ano não deve ser afetada por dezembro, mês em que começam as chuvas em várias partes do país. "É resultado expressivo, que vai melhorar com o lançamento de dois satélites para melhorarmos nosso monitoramento nos próximos anos", disse a ministra.

A expectativa do Palácio do Planalto é de que, nos próximos anos, a Amazônia passe a ser área de sequestro de carbono, ou seja, neutralizadora de emissões, em vez de fazê-las. Isso depende da aprovação do novo Código Florestal. Os principais focos de desmatamento são os Estados de Mato Grosso (aumento de 20% nos números na comparação com o ano passado) e Pará (apesar da queda de 15%).”

FONTE: reportagem de Maurício Savarese, do UOL Notícias  (http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/12/05/desmatamento-na-amazonia-cai-11-e-tem-menor-nivel-desde-1988.jhtm) [imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: