quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

FOGUETE BRASILEIRO LANÇADO COM SUCESSO NA SUÉCIA

foguete brasileiro VSB-30 lançado domingo na Suécia

[Os foguetes VSB-30 servem para experiências científicas em vôos suborbitais. Foram desenvolvidos pela Aeronáutica, em São José dos Campos-SP, e produzidos desde 2004. Pela sua confiabilidade e eficiência, vários foram exportados para a Europa].

“A Suécia lançou com sucesso o foguete brasileiro VSB-30, projeto desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA, da FAB). O VSB-30 V14 foi lançado com a carga útil TEXUS 48, contendo experimentos do ‘Programa Microgravidade’ europeu.

VSB-30 lançado na Suécia

O foguete, fabricado pelo ‘Instituto de Aeronáutica e Espaço’ (IAE, do DCTA/FAB), atingiu altura maior do que a prevista e caiu com precisão no ponto de impacto. De acordo com o Chefe da Subdiretoria de Espaço (SESP) do IAE, Coronel Aviador Avandelino Santana Junior, isso demonstra a qualidade de projeto do foguete brasileiro, favorecida pelas ótimas condições atmosféricas que contribuíram para o sucesso do lançamento.

O lançamento ocorreu domingo (27/11), em Esrange (Suécia), às 10h10 horário local, 7h30 pelo horário de Brasília.

O VSB-30 é certificado pela ‘Agência Espacial Européia’ e pelo ‘Instituto de Fomento e Coordenação Industrial’ (IFI).

Foi o 12º lançamento do foguete de sondagem VSB-30, que faz parte da cooperação entre Brasil e ‘Agência Espacial Alemã’ (DLR). Três lançamentos aconteceram no ‘Centro de Lançamento de Alcântara’ (CLA), no Maranhão, e os demais em Esrange, Suécia.

Montagem de segmentos do VSB-30
DADOS DO VOO:

- Apogeu: 258,4 km (estimado); 263 km (real);

- Alcance da carga útil: 74,16 km (estimado); 72 km (real);

- Dispersão do ponto de impacto = 1 sigma;

- Tempo de microgravidade: 6 min 11 seg.”

FONTE: IEA-DCTA/Agência Força Aérea  (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=9303&espaco+-+foguete+brasileiro+e+lancado+com+sucesso+na+suecia).[título, [imagens do Google e trecho entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: