domingo, 4 de dezembro de 2011

Raúl Castro: “CELAC É O ACONTECIMENTO MAIS IMPORTANTE EM 200 ANOS”


“O presidente de Cuba, Raúl Castro, afirmou, durante sua chegada à Venezuela, que a ‘Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos’ (CELAC) pode ser considerado o maior evento nos últimos 200 anos de “semi-independência que tivemos até agora”.

O mandatário expressou seu desejo de que a iniciativa funcione e tenha êxito.

Nosso povo de Cuba e (o líder da revolução cubana) Fidel Castro felicitam os venezuelanos por este gigantesco acontecimento (...) Pela primeira vez na história termos uma organização da nossa América”, enfatizou o presidente na sexta-feira (2).

Raúl Castro lamentou o fato de “não ser Fidel o ocupante do lugar ocupado por mim, ele é que merecia”.

Para Cuba, que será sede da Cúpula da CELAC em 2013, o estabelecimento dessa nova organização na América Latina e no Caribe “marcará um feito na história” do mundo, segundo declarações do diário estatal “Juventude Rebelde”.

Nossa América chegou a um ponto sem volta” para “consolidar a independência” e o “respeito à autodeterminação dos povos” e a CELAC "será o primeiro organismo continental em que não estarão Estados Unidos e Canadá”, ressaltou a nota.”

FONTE: ”Telesur”; transcrito no portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=170079&id_secao=7) [imagem do google adicionada por este blog 'democracia&política'].

2 comentários:

iurikorolev disse...

Essa Celac parece que foi criada em 2010.

México e Caribe no meio...
Não sei não, ali é quintal dos EUA.

Vamos ver o que vai dar
Se der certo será fantástico !
Uma ALCA ao contrário .

Unknown disse...

Iurikorolev,
Concordo com suas preocupações e torcida. Em resumo, o objetivo da CELAC é unir esforços dos países latino-americanos e caribenhos visando o bem comum. Não se trata da "união de esforços" da raposa com as galinhas, proposta pelos EUA com a ALCA.
Maria Tereza