quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

"PETROBRAS PARALISA PERFURAÇÃO EM LIBRA E CAI 3%" (Piada terrorista do "INFOMONEY"?):




"Petrobras parou de perfurar em Libra". 


Parou por quê? Porque deu certo!

Por Fernando Brito

Petrobras paralisa perfuração em Libra e cai 3%“.

Esse título do site de economia "Infomoney" dá bem ideia da Petrobras que se mostra à opinião pública.

Uma empresa falida, quebrada, fracassada.

E por que a Petrobras “paralisou” a perfuração em Libra?

Simples, porque terminou a perfuração de um poço de testes.

E concluiu com sucesso total.

Os resultados da perfuração confirmaram a existência de uma coluna de petróleo de aproximadamente 290 metros e reservatórios de alta qualidade. Os dois testes de produção – realizados em duas zonas distintas – confirmaram a excelente produtividade e qualidade do petróleo (27ºAPI*) desses reservatórios

É o que diz o comunicado da empresa em nota do seu site de relações com investidores.

E, depois dos testes, reunidas todas as informações sobre rochas, camadas, pressões e tudo o mais, para-se para fazer os planos de exploração ou definir onde se fará novas perfurações de delimitação do campo.

E que campo!

Imagine uma imensa “esponja” de petróleo com essa altura e área de 1,5 mil quilômetros quadrados, o mesmo tamanho de todo o município de São Paulo, como é Libra, e terá noção de quanto isso representa de petróleo.

E pense no que representa perder, em nome do “enxugamento” da empresa, essa e outras áreas tão ricas?

Não pense que há ingenuidade fora dos círculos de bobões que ficam dizendo que a empresa é um antro de roubalheiras.

A roubalheira que se planeja é muito maior que a de Paulo Roberto Costa.

Bilhões de vezes maior."
FONTE: escrito por Fernando Brito em seu blog "Tijolaço"   (http://tijolaco.com.br/blog/?p=24691).

COMPLEMENTAÇÃO


Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras:

Concluímos perfuração e testes do primeiro poço na área de Libra



"O consórcio de Libra concluiu a perfuração e dois testes no primeiro poço de extensão na área de Libra, 3-BRSA-1255-RJS (3-RJS-731), informalmente conhecido como NW1. Localizado na porção Noroeste do bloco de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, o poço está a cerca de 4 km a sudeste do poço descobridor, o 2-ANP-2A-RJS, e a 185 km da costa do Rio de Janeiro.

Os resultados da perfuração confirmaram a existência de uma coluna de petróleo de aproximadamente 290 metros e reservatórios de alta qualidade. Os dois testes de produção - realizados em duas zonas distintas - confirmaram a excelente produtividade e qualidade do petróleo (27ºAPI*) desses reservatórios.

Somos a operadora (com 40%) do Consórcio de Libra, que é composto também pela Shell (20%), pela francesa Total (20%), pelas chinesas CNPC (10%) e CNOOC (10%) e pela companhia estatal Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA).

(API* Classificação do American Petroleum Institute (API). Quanto maior o grau API, maior o valor do petróleo no mercado.")


FONTE da complementação: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras   (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/concluimos-perfuracao-e-testes-do-primeiro-poco-na-area-de-libra.htm).

Nenhum comentário: