quarta-feira, 9 de setembro de 2015

ALEMÃES CONSIDERAM OS EUA CULPADOS POR REFUGIADOS


        Dietmar Bartsch e Sahra Wagennecht


Socialistas alemães consideram os EUA culpados por refugiados

"Os socialistas alemães exigiram dos Estados Unidos uma corresponsabilidade para enfrentar a crise migratória na Europa. "Governos ocidentais, sob a liderança dos Estados Unidos, têm desestabilizado regiões inteiras tornando possível e instrumentalizando politicamente o surgimento de organizações terroristas", segundo um documento partidário.

O escrito foi apresentado pelos dois chefes designados da bancada do Partido da Esquerda (Die Linke) no Parlamento alemão, Sahra Wagennecht e Dietmar Bartsch.

Segundo os deputados socialistas, "os bandos assassinos" como é chamado o Estado Islâmico (EI), receberam apoio em forma de dinheiro e armas por parte de países aliados da Alemanha.

Graças a isso, "milhões de pessoas sofreram as consequências de brutais guerras e conflitos civis", assinala o documento ao qual a agência cubana de notícias "Prensa Latina" teve acesso.

Simultaneamente, Sahra e Bartsch previram aumento do número de refugiados na Europa procedentes de regiões em guerra ou conflito.

Para melhorar a situação das pessoas em seus países de origem, precisa-se "uma mudança de rumo na política dominante", acrescentam.

"Quem converte o Oriente Médio em um verdadeiro barril de pólvora por meio de guerras, terror com drones armados, exportações de armas e medidas de desestabilização, também tem a responsabilidade quando milhões de pessoas abandonam seus países", sublinham.

Se o governo alemão tivesse um mínimo de credibilidade, exigiria dos Estados Unidos pelo menos a devolução de uma parte dos custos para solucionar a crise de migração, acrescentam.

Enquanto meios de comunicação alemães tentaram escandalizar a posição antinorte-americana, a maioria dos usuários na Internet apoiaram as declarações dos socialistas.

"Terrorismo e guerra só terminarão se o resto do mundo criar uma aliança contra a política belicista dos norte-americanos", comentou "Saturn" na pagina austríaca "krone.at."

Neste momento, o usuário "kurpfaelzer54" acrescentou na página alemã "Spiegel On-line": "Apesar de não compartilhar todas as posições destes deputados, neste caso estou de acordo, pois o ex-presidentes (George W.) Bush e Obama têm, sem lhes ter sido dada, a responsabilidade do dilema atual."

FONTE: da "Prensa Latina". Transcrito no portal "Vermelho"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/269971-9).

COMPLEMENTAÇÃO

Quem provocou conflitos deve assumir refugiados

"Os países que têm a responsabilidade pelos conflitos devem assumir também a responsabilidade pelas calamidades que estes conflitos provocam – inclusive os refugiados, declarou na terça-feira (8) o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov.

Vice-presidente da Comissão Europeia, Kristalina Georgieva, durante o encontro com Serguei Lavrov na terça-feira (foto: Sputnik/ Maksim Blinov)

Em uma reunião com Kristalina Georgieva, copresidente do grupo de especialistas em financiamento de operações humanitárias e vice-presidente da Comissão Europeia, o chanceler russo lembrou que “a análise política das estatísticas que temos mostra que uma grande parte das pessoas que precisam de ajuda humanitária é vítima de vários conflitos”.

“Considerando essa situação, é muito difícil renunciar à necessidade de analisar as causas do surgimento de fluxos adicionais de refugiados de outras pessoas que precisam de ajuda humanitária, e em todos os casos, a justiça exige que os países responsáveis pelo início de conflitos tenham responsabilidade ainda maior pela prestação de ajuda humanitária às vítimas”, ressaltou o ministro.

Neste ano, o fluxo dos migrantes e refugiados do Oriente Médio à União Europeia cresceu consideravelmente. No momento, há 340 mil migrantes presentes no território da UE. Apesar das cotas várias vezes aceitas e revisadas por Bruxelas, as autoridades de muitos países da União recusam-se a lidar com tal quantidade de pessoas oriundas dos locais de conflitos.

Mas nem todos deles estão na Europa de uma maneira legal. A Espanha, por exemplo, concedeu asilo a 1.335 sírios, e a Itália, a 1.005. Estes são os países do Sul da Europa, destino mais evidente dos migrantes do Oriente Médio. Portugal, que fica ao lado, só concedeu asilo legal a 15 refugiados.

Os países árabes do golfo Pérsico e da península Arábica não fazem caso dos refugiados dos países vizinhos.

Já a América Latina está se tornando a protagonista do processo de recepção de refugiados. Segundo os dados divulgados na semana passada pelo CONARE (Comitê Nacional para Refugiados), o Brasil concedeu 2.077 vistos a refugiados sírios desde 2013, ano da aprovação de uma normativa que facilita esse processo.

Na semana que vem, em 21 de setembro, o CONARE debaterá se vai prolongar a vigência dessa normativa, que expira em 23 de setembro.

Um vizinho do Brasil, o Uruguai, foi pioneiro, sendo o primeiro país latino-americano a receber famílias de refugiados sírios. Já na Argentina, está vigente o "Programa Síria", iniciativa do Estado para acolher refugiados do Oriente Médio."

FONTE da complementação: da "Agência Sputnik". Transcrito no portal "Vermelho"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/269973-9).

Nenhum comentário: