sábado, 26 de setembro de 2015

ENTRA EM OPERAÇÃO O 12º NAVIO NACIONAL DO PROMEF/PETROBRAS




Transpetro coloca em operação o 12º navio do Promef

Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras

"O navio Marcílio Dias foi entregue à Transpetro na quinta-feira (24/09), após cerimônia no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE). Essa é a 12ª embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a entrar em operação. A viagem inaugural do petroleiro será para a Bacia de Campos, onde fará sua primeira operação de carregamento.

O Marcílio Dias é o sexto da série de 10 navios do tipo suezmax encomendados ao EAS. Atualmente, há quatro embarcações do Promef em construção no estaleiro, das quais uma se encontra no estágio de acabamentos.

Os navios suezmax são destinados ao transporte de óleo cru na exportação e cabotagem, com capacidade de transporte de carga de cerca de 1 milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção brasileira diária.

Além do Marcílio Dias, os outros navios do Promef que já estão operando são os seguintes: o gaseiro Oscar Niemeyer; os suezmax André Rebouças, Henrique Dias, Dragão do Mar, Zumbi dos Palmares e João Cândido; o panamax Anita Garibaldi e os navios de produtos José Alencar, Rômulo Almeida, Sérgio Buarque de Holanda e Celso Furtado.

Sobre o homenageado

Marinheiro de origem humilde, natural do município gaúcho de Rio Grande, Marcílio Dias é um herói histórico da Marinha de Guerra brasileira. Morreu em 12 de junho de 1865, após ser ferido durante a Batalha do Riachuelo, na Guerra do Paraguai, quando se destacou por atos de bravura, embarcado na corveta Parnaíba.

Ficha técnica dos navios suezmax

Porte Bruto (TPB): 157.700 toneladas
Comprimento total: 274,20 metros
Boca: 48,00 metros
Calado: 17,00 metros
Velocidade de projeto: 14,8 nós
Autonomia: 20.000 milhas
Motor Principal – MCP: 1 unidade, Doosan-MAN B&W modelo 6S70ME-C
Motor Auxiliar – MCA: 3 unidades, Doosan-MAN B&W modelo 7L23/30H
O consumo total de óleo combustível do tipo RMK-45, considerando a operação do MCP e de um MCA, é de 69,0 toneladas por dia.



FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras   (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/transpetro-coloca-em-operacao-o-12-navio-do-promef.htm).

Nenhum comentário: