Pecém? Por que você nunca ouviu falar?
Do portal "Conversa Afiada"
Não interessa aos coronéis eletrônicos reforçar a autoestima do brasileiro.
O Terminal Portuário do Pecém
Recebe navios porta-containers nas rotas dos Estados Unidos, Europa, América do Sul e do Caribe.
É capaz de movimentar até 750 mil containers por ano e receber os maiores cargueiros do mundo.
É um porto off-shore, ou seja, não é colado ao litoral.
“Nosso objetivo é chegar a Cabo Verde”, disse um engenheiro, de brincadeira.
Um quebra-mar em forma de “L” de 2.800 m de extensão o protege.
É o primeiro porto brasileiro em exportação de frutas tropicais e em produtos de metal-mecânica.
Um em cada três calçados que o Brasil exporta sai por ali.
É o porto brasileiro que mais manipulou pás de energia eólica: 81 pás, em 2014.
Em 2014, passaram por ali 8,2 milhões de toneladas.
Com a próxima inauguração de uma siderúrgica, da Vale e da coreana Posco, o volume de TEUs transportados vai dobrar.
Em 2018, com a inauguração da Transnordestina, o volume vai dobrar de novo.
Porque a Transnordestina vai trazer grãos do Piauí, Tocantins e, em Salgueiro, Pernambuco, abre um ramal para o porto de Suape, perto de Recife.
Como Suape, Pecém tem uma área ampla para instalar indústrias: siderúrgicas, termelétricas, refinarias, indústrias satélites e duas fabricantes de pás para energia eólica.
Hoje, Pecém tem seis berços para a atracação de cargueiros.
Amanhã, dia 24, inaugura o sétimo berço.
Em março de 2016, terá o nono berço, que vai custar R$ 112 milhões.
A empresa "Ceará Portos", do Governo do Ceará, já dispõe desse dinheiro, segundo seu presidente, Danilo Serpa, 40 anos, formado em Administração, com pós-graduação em Gestão Pública.
Os berços são construídos em estrutura que exigiu obras a 17,5m de profundidade, no fundo do mar.
“Não se esqueça”, disse Ciro Gomes, num telefonema com o ansioso blogueiro, enquanto visitava o porto, “que se trata de uma obra do Estado do Ceará!”
Para construir cada berço, são necessários, aproximadamente, 18 meses de consultas com as instituições que têm a função de retardar, encarecer e, se possível, abortar o crescimento do país.
São trambolhos como IBAMA, IPHAN, MP – federal e estadual -, Secretarias estaduais municipais e distritais do Meio Ambiente, FUNAI.
Dezoito meses!
Porque essas instituições se nutrem de uma lógica própria, corporativista, com projeções individuais de ascensão e controle de poder – que não guardam a menor relação com o interesse público!
Pecém tem que se submeter a exigências de “redundância ambiental” para agradar os profissionais do meio ambiente.
Pecém foi obrigado a realizar um “estudo arqueológico subaquático”, a três quilômetros de profundidade e achou uma maravilha da natureza ambiental: uma garrafa PET!
Pecém é o ÚNICO porto no mundo que foi obrigado a construir 6km de correia transportadora de minério com capa!
Pedaços de minério de ferro com capa!
Para não deixar cair um único grão de areia de fuligem mineral que comprometa o meio ambiente do Hemisfério Sul!
Danilo Serpa esteve recentemente no porto de Rotterdam, na Holanda, um dos mais modernos do mundo e que acaba de fazer uma aliança com Pecém.
Na hora de visitar o porto, Danilo foi obrigado a vestir de macacão e proteção para os olhos, as mãos e a cabeça.
E perguntou, mas vocês não têm uma uma capa para cobrir o minério?
Não!
Foi a reposta.
Isso aqui é uma área industrial.
Proteção a gente faz lá fora, onde vivem as pessoas.
(O Brasil é o único país do mundo que tem um Código Florestal!)
E por que, amigo navegante, você nunca ouvir falar de Pecém?
Por que o 'jornal nacional' jamais tratou de Pecém?
Por que as emissoras de tevê do Ceará, as controladas pelo coronel eletrônico Tasso Jereissati e sua sogra não falam de Pecém?
Por que o cearense não sabe de Pecém?
Porque – como diz Roberto Marinho, no livro “O Quarto Poder” - "o importante não é o que a Globo exibe, mas o que a Globo não exibe!".
Porque Pecém é símbolo da engenhosidade, do trabalho construtivo, da perseverança do brasileiro, do cearense, do nordestino!
Pecém entusiasma, dá orgulho e autoestima.
Faz acreditar no Brasil e no brasileiro!
Por isso, você nunca soube de Pecém!
FONTE: escrito por Paulo Henrique Amorim em seu portal "Conversa Afiada" (http://www.conversaafiada.com.br/economia/pecem-por-que-voce-nunca-ouviu-falar).
Do portal "Conversa Afiada"
Não interessa aos coronéis eletrônicos reforçar a autoestima do brasileiro.
O Terminal Portuário do Pecém
Recebe navios porta-containers nas rotas dos Estados Unidos, Europa, América do Sul e do Caribe.
É capaz de movimentar até 750 mil containers por ano e receber os maiores cargueiros do mundo.
É um porto off-shore, ou seja, não é colado ao litoral.
“Nosso objetivo é chegar a Cabo Verde”, disse um engenheiro, de brincadeira.
Um quebra-mar em forma de “L” de 2.800 m de extensão o protege.
É o primeiro porto brasileiro em exportação de frutas tropicais e em produtos de metal-mecânica.
Um em cada três calçados que o Brasil exporta sai por ali.
É o porto brasileiro que mais manipulou pás de energia eólica: 81 pás, em 2014.
Em 2014, passaram por ali 8,2 milhões de toneladas.
Com a próxima inauguração de uma siderúrgica, da Vale e da coreana Posco, o volume de TEUs transportados vai dobrar.
Em 2018, com a inauguração da Transnordestina, o volume vai dobrar de novo.
Porque a Transnordestina vai trazer grãos do Piauí, Tocantins e, em Salgueiro, Pernambuco, abre um ramal para o porto de Suape, perto de Recife.
Como Suape, Pecém tem uma área ampla para instalar indústrias: siderúrgicas, termelétricas, refinarias, indústrias satélites e duas fabricantes de pás para energia eólica.
Hoje, Pecém tem seis berços para a atracação de cargueiros.
Amanhã, dia 24, inaugura o sétimo berço.
Em março de 2016, terá o nono berço, que vai custar R$ 112 milhões.
A empresa "Ceará Portos", do Governo do Ceará, já dispõe desse dinheiro, segundo seu presidente, Danilo Serpa, 40 anos, formado em Administração, com pós-graduação em Gestão Pública.
Os berços são construídos em estrutura que exigiu obras a 17,5m de profundidade, no fundo do mar.
“Não se esqueça”, disse Ciro Gomes, num telefonema com o ansioso blogueiro, enquanto visitava o porto, “que se trata de uma obra do Estado do Ceará!”
Para construir cada berço, são necessários, aproximadamente, 18 meses de consultas com as instituições que têm a função de retardar, encarecer e, se possível, abortar o crescimento do país.
São trambolhos como IBAMA, IPHAN, MP – federal e estadual -, Secretarias estaduais municipais e distritais do Meio Ambiente, FUNAI.
Dezoito meses!
Porque essas instituições se nutrem de uma lógica própria, corporativista, com projeções individuais de ascensão e controle de poder – que não guardam a menor relação com o interesse público!
Pecém tem que se submeter a exigências de “redundância ambiental” para agradar os profissionais do meio ambiente.
Pecém foi obrigado a realizar um “estudo arqueológico subaquático”, a três quilômetros de profundidade e achou uma maravilha da natureza ambiental: uma garrafa PET!
Pecém é o ÚNICO porto no mundo que foi obrigado a construir 6km de correia transportadora de minério com capa!
Pedaços de minério de ferro com capa!
Para não deixar cair um único grão de areia de fuligem mineral que comprometa o meio ambiente do Hemisfério Sul!
Danilo Serpa esteve recentemente no porto de Rotterdam, na Holanda, um dos mais modernos do mundo e que acaba de fazer uma aliança com Pecém.
Na hora de visitar o porto, Danilo foi obrigado a vestir de macacão e proteção para os olhos, as mãos e a cabeça.
E perguntou, mas vocês não têm uma uma capa para cobrir o minério?
Não!
Foi a reposta.
Isso aqui é uma área industrial.
Proteção a gente faz lá fora, onde vivem as pessoas.
(O Brasil é o único país do mundo que tem um Código Florestal!)
E por que, amigo navegante, você nunca ouvir falar de Pecém?
Por que o 'jornal nacional' jamais tratou de Pecém?
Por que as emissoras de tevê do Ceará, as controladas pelo coronel eletrônico Tasso Jereissati e sua sogra não falam de Pecém?
Por que o cearense não sabe de Pecém?
Porque – como diz Roberto Marinho, no livro “O Quarto Poder” - "o importante não é o que a Globo exibe, mas o que a Globo não exibe!".
Porque Pecém é símbolo da engenhosidade, do trabalho construtivo, da perseverança do brasileiro, do cearense, do nordestino!
Pecém entusiasma, dá orgulho e autoestima.
Faz acreditar no Brasil e no brasileiro!
Por isso, você nunca soube de Pecém!
FONTE: escrito por Paulo Henrique Amorim em seu portal "Conversa Afiada" (http://www.conversaafiada.com.br/economia/pecem-por-que-voce-nunca-ouviu-falar).
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