segunda-feira, 21 de setembro de 2015

ESCÂNDALOS DE FHC/PSDB REVELADOS AGORA POR JORNALISTA DOS EUA




O FHC desenhado por Palast

Por Ana Claudia Dantas, especial para o jornal GGN

"Um artigo meu, publicado pelo GGN, acabou por causar desconforto para os administradores do veículo e, pensando bem, é compreensível, já que se trata de uma espécie de resenha do trecho de um livro de Greg Palast, jornalista investigativo norte-americano, dado a descobrir e levar a conhecer escândalos financeiros que, na publicação em pauta, um livro de mais de 400 páginas, dedicou quatro páginas para falar de um episódio da história do Brasil, que considera escandaloso, cujo personagem central é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso/PSDB.

Palast está longe de ser um escritor suave, ao contrário, ele começa o parágrafo em que introduz a passagem brasileira, na página 347, dizendo: “arrastei você [o leitor] para a América Latina e para minhas células da memória confundidas pela pinga.” Em seguida ele fala: “O Brasil como a Grécia, abriu seus bancos para a felicidade de Nova York, de Londres e dos financistas suíços. No momento em que isso aconteceu, o dinheiro fluiu para comprar os ativos de um país rapidamente e por um preço barato”, e depois compara o governo de FHC/PSDB a uma festa, como alguém que vende a sua casa e dá uma festa, mas quando acaba, não há mais casa para se abrigar.

A linguagem e as analogias de Greg Palast são responsáveis pelo tom enfático do escritor, mas no livro há fotos comprobatórias daquilo que ele escreve, e mais documentos ele mantém expostos no seu site para que não reste dúvida da veracidade do que está falando, mesmo com uma memória confundida pela pinga.

Ele conta que, já tendo prejudicado o Brasil nessa dimensão, PSDB/FHC pediu mais empréstimo para o FMI para ser usado na sua reeleição. “Robert Rubin não samba, mas o secretário do Tesouro dos EUA conhecia a dança brasileira e era mais eficaz do que Mendelson. Ele e seu sucessor, Summers, arrumaram um empréstimo de $41 bilhões para o Brasil [...] FHC derrotou Lula, e então, apenas 15 dias após as eleições, o Tesouro dos EUA deixou a moeda brasileira despencar, as taxas de juros subiram novamente e a economia foi para o inferno” disse Palast, ilustrando seu texto com uma fotografia do documento confidencial que comprova a transação.

Para pagar o empréstimo, FHC teve de fazer uma privatização “em queima de estoque”. “Os banqueiros tentaram aplicar o mesmo golpe em 2002, quando Lula enfrentou José Serra. Dessa vez, foi oferecida outra linha de crédito do FMI: O Brasil teria de entregar seus bancos estatais para os financistas privados” contou o jornalista afirmando que o acordo confidencial contém 60 e poucas páginas e está assinado por FHC. Mas Lula ganhou as eleições e “mandou o FMI enfiar os acordos”, disse Palast, “ao invés de implorar por restos para os financistas internacionais, ele abriu os cofres do banco estatal e emprestou mais de meio trilhão de dólares para fábricas, fazendas infraestrutura — mas nenhum real para derivativos, aquisições hostis ou CDO”.

Imagino que, de fato, esse artigo seja motivo de mal estar; afinal, a publicação de Greg Palast, da qual estou falando, data de 2014, o que significa que nós, brasileiros, levamos mais de quinze anos sem saber dessa história."

FONTE: escrito por Ana Claudia Dantas, especial para o "Jornal GGN"  (http://jornalggn.com.br/noticia/o-fhc-desenhado-por-palast-por-ana-claudia-dantas).

4 comentários:

Ady Moura disse...

Sabemos que faz décadas que i Brasil e lesado por esses entreguista. Sabemos, imaginamos o que FHC tenha feito para estarmos na miséria que vivíamos nos anos 90, e sabemos que até hoje ele não foi pego, como todos do PSDB e DEm. mas tenho esperança que eles vão pagar por todo mal que fizeram ao Brasil.

Unknown disse...

À Adyneusa Moura,
Penso semelhante e com a mesma esperança.
Maria Tereza

Unknown disse...

Faço de vcs as minhas palavras!

Pedro Honório disse...

Só pagando no inferno. FHC disse que é ateu.