quinta-feira, 16 de outubro de 2008

APESAR DA CRISE, PIB VAI SUPERAR 4%, DIZ MINISTRO

Li ontem no site "Jornal do Brasil On line" o seguinte texto produzido pela Agência Brasil:

“São Paulo, 15 de outubro de 2008 - O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, aposta num crescimento acima de 4% da economia do país neste ano, apesar da crise financeira mundial. De acordo com ele, o Brasil tem condições melhores do que outros países de passar pela turbulência sem que os efeitos sejam muito fortes.

"O Fundo Monetário Internacional previu 3,7%, mas acreditamos em um crescimento maior", disse o ministro em entrevista ao programa Três a Um, que a TV Brasil exibe hoje (15) às 22h, no canal 2 da TV aberta para as cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Luís. Para outras localidades e para acesso via cabo ou satélite, entre no site da TV Brasil e clique em "sintonizar", na barra inferior.

"Existe um certo pânico generalizado com a crise mundial, mas é importante sabermos que nossa economia está funcionando normalmente. A crise já vem ocorrendo desde julho de 2007 nos Estados Unidos e tivemos no ano passado um crescimento de 5,4%. Temos uma previsão de crescermos um pouco menos em 2008. A grande questão é saber o quanto essa crise vai afetar a economia real no Brasil".

Um dos sinais de crescimento da economia apontado por Paulo Bernardo são os números do comércio no mês de agosto. "Tivemos um aumento de mais de 10% nas vendas no mês de agosto. Por enquanto, a crise causou problema na Bolsa de Valores e o governo e o Banco Central vêm tomando medidas pontuais com o objetivo de minimizar os efeitos nos setores que possam vir a se prejudicar", destacou”.

Nenhum comentário: