segunda-feira, 6 de outubro de 2008

LULA QUER QUE CONGRESSO DISCUTA CRISE NORTE-AMERICANA

O portal UOL postou ontem o texto seguinte, escrito por Fernando Antunes em colaboração para a Folha Online:

“Passado o período eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Congresso Nacional deve discutir a crise financeira dos Estados Unidos. Ele disse que espera também que os deputados e senadores votem, até o fim deste ano, a reforma tributária e a proposta do salário mínimo.

"Nós queremos que esse tema da crise seja levado para dentro do Congresso Nacional para as pessoas perceberem que, embora o Brasil não corra nenhum risco, nós não podemos vacilar."

O presidente votou neste domingo, por volta das 9h30, em uma escola do bairro Assunção, em São Bernardo, acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, do candidato petista a prefeito, Luiz Marinho, e do vice, Frank Aguiar.

"Em São Bernardo, nós tivemos um problema, porque o prefeito [William Dib (PSB), que apóia a candidatura do tucano Orlando Morando] se deu ao luxo de não querer o dinheiro do governo federal. A mudança da direção da prefeitura vai permitir que São Bernardo recupere o tempo perdido", afirmou Lula.

Em relação à Prefeitura de São paulo, Lula considerou "extraordinário" que a candidata de seu partido, Marta Suplicy, vença o primeiro turno e está otimista para o próxima etapa do pleito. "A Marta vai ter a quantidade de votos necessária para ganhar a eleição no segundo turno."

De acordo com a última pesquisa Datafolha, Marta tem 36% dos votos válidos, contra 30% do atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM). Em terceiro lugar aparece o candidato tucano, Geraldo Alckmin, com 21%.

Paulo Maluf (PP) tem 7%, e empata com Soninha (PPS), que aparece com 5%. Ivan Valente tem 1% dos votos válidos. Anaí Caproni (PCO), Ciro Moura (PTC), Edmilson Costa (PCB), Levy Fidelix (PRTB) e Renato Reichmann (PMN) foram citados, mas não atingem 1% dos votos válidos.

O Datafolha ouviu 5.153 eleitores entre a sexta-feira (3) e o sábado (4). A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo sob o número 03500108-SPPE.

DEMOCRACIA

Em entrevista coletiva, Lula enalteceu a democracia no Brasil e afirmou que trabalha diariamente para que o povo entenda a importância do voto.

"Essa prática de eleição a cada dois anos permite que o povo brasileiro exercite a democracia até suas últimas conseqüências. As pessoas mais pobres, que antes se deixavam levar pelo formador de opinião pública, agora são seus próprios formadores de opinião".

Nenhum comentário: