terça-feira, 21 de outubro de 2008

ÍNDIA SE PREPARA PARA LANÇAR MISSÃO ESPACIAL À LUA

O Brasil, nas décadas de 60, 70 e 80, estava mais avançado que a Índia e a China na área espacial.

Na década de 90, medidas governamentais (PSDB/PFL/FHC) asfixiaram até zerar o desenvolvimento espacial brasileiro no tocante a foguetes lançadores de satélites e a centros de lançamento.

Tudo indicava que o Brasil, ao se autocondenar a ser submisso e dependente, atendia interesses das grandes potências, especialmente dos EUA, que formal e explicitamente comunicaram que não queriam o desenvolvimento brasileiro naqueles setores.

Assim, até hoje, o Brasil ficou condenado a subordinar-se à vontade e às condições draconianas dos EUA e das demais potências para colocar em órbita satélites necessários desenvolvimento do país.

A China e a Índia, ao contrário, foram altivos e soberanos. Continuaram investindo e estão na iminência de realizar expedições lunares.

Li hoje no Jornal do Brasil a seguinte matéria produzida pela agência francesa de notícias France Presse (AFP):

“Sriharikota - A Índia iniciou a contagem regressiva para lançar na quarta-feira a primeira missão espacial sem tripulação à Lua, o que permitirá ao país continuar na corrida espacial ao lado de outros países asiáticos como China e Japão.

O lançamento acontecerá quase um mês depois da primeira caminhada espacial de um astronauta chinês.

A sonda indiana Chandrayaan-1 será lançada pelo foguete PSLV, que vai decolar na manhã de quarta-feira do centro espacial Satish Dhawan em Sriharikota, no estado indiano de Tamil Nadu.

A missão lunar acontecerá em três etapas: lançamento do foguete, entrada em órbita da sonda lunar a 385.000 km da Terra e realização de experimentos e observações da Lua durante dois anos.

As observações estarão centradas na detecção de água, minerais e substâncias químicas.

A missão tem orçamento de 90 milhões de dólares e será seguida por outra em 2012”.

Nenhum comentário: