domingo, 12 de outubro de 2008

PARA LULA, CRISE É O MOMENTO PARA FECHAR ACORDO DE DOHA

O portal UOL publicou o seguinte texto de Rodrigo Bertolotto:

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira durante encontro com empresários brasileiros e norte-americanos em São Paulo, que o mundo deveria aproveitar o momento do agravamento da crise financeira para fechar a negociação de Doha.

"Na hora da crise, a melhor resposta dos governos é fechar o acordo", disse avaliando que com o êxito da Rodada Doha, o comércio exterior ficaria mais movimentado e proporcionaria mais exportações, trazendo melhora para a economia.

Segundo Lula, os Estados Unidos não fecham o acordo de comércio por motivos eleitorais.

"Eleição é solução, mas muitas vezes, também é complicação", afirmou.

As preocupações com a crise financeira iniciada nos Estados Unidos tomaram conta de boa parte do discurso do presidente da República, que mais cedo havia concedido entrevista exclusiva para alguns portais de Internet, entre eles o UOL.

Lula voltou a dizer que o Brasil é o país mais preparado para enfrentar os problemas financeiros globais. Para ele, a ironia é que as economias emergentes estão enfrentando o atual cenário de modo muito mais eficiente do que os países desenvolvidos.

"Tem gente que diz que eu mostro mais otimismo do que deveria mostrar, mas eu tento ser realista. Eu não sou homem de vender catástrofe", disse.

O presidente mostrou, entretanto, preocupação com a escassez de crédito no mundo e disse que os brasileiros devem comprar apenas o que o salário permite. Ou seja, deu sinais de que o uso do financiamento deve ser evitado no momento.

Lula elogiou a ação dos bancos centrais que têm injetado importantes quantias de dinheiro no mercado financeiro para tentar conter o avanço da crise e lembrou que o montante que é necessário para conter a crise atual é muito maior do que aqueles que foram necessários em outras ocasiões de desgaste financeiro.

"Lembro que as crises da Rússia, México e Ásia, que afetaram o Brasil, envolveram US$ 70 bilhões e isso é um pingo d'água no meio dos oceanos Atlântico e Pacífico comparado à necessidade atual", disse.

O presidente aproveitou para alfinetar os banqueiros e especuladores.

Segundo ele ,a atividade dos bancos já é rentável e "ninguém precisa trabalhar no submundo da especulação".

"A era do domínio da economia virtual acabou", afirmou.

Segundo Lula, o caso do petróleo mostra bem como acontece o movimento especulativo.

"Quando o barril estava a preços elevados, eu perguntava o motivo e me diziam que era por conta da China, mas agora, a China continua comprando a mesma quantidade de petróleo e o barril caiu para US$ 85. O motivo disso é a especulação no mercado futuro", disse.”

Nenhum comentário: