quinta-feira, 23 de outubro de 2008

PIB BRASILEIRO AINDA CRESCERÁ 5% EM 2008

Li ontem no blog “Por um novo Brasil”, de Jussara Seixas, o seguinte artigo oriundo do site www.pt.org.br:

PAÍS DEVE MANTER A SUA TAXA DE CRESCIMENTO EM 5%, APESAR DA CRISE, DIZ MANTEGA

“O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira (21), durante debate na Câmara dos Deputados, que apesar da crise econômica internacional, o país deve manter sua taxa de crescimento em 5%. De acordo com ele, a inércia pelo bom desempenho da economia em 2007 e a expansão nos primeiros trimestres do ano devem conter a crise.

"Para 2008 podemos manter as mesmas projeções e os mesmos cenários, pois a economia cresceu bastante. Mesmo com a desaceleração devemos terminar o ano em torno de 5%.

Para 2009 será mais difícil atingir o crescimento de 5% e, portanto, haverá algo entre 4 e 4,5%", disse.

Ao inicio de sua apresentação, Matega fez uma comparação da crise atual com as que aconteceram nos anos 90. Para ele, sempre se falou em bilhões, mas agora chegou-se na casa dos trilhões. Ele destacou que a mais parecida das crises foi a de 1929, por causar tamanha repercussão no mercado internacional. Apesar disso, o ministro disse que a fase aguda está sendo superada.

"Não acredito que a crise esteja acabando, é crise prolongada que ainda vai dar muita dor de cabeça, muito trabalho, mas com as medidas adotadas pelos Países a fase mais aguda deve ter sido superada, vai ter volatilidade nos mercados, mas sinto acomodação".

Nenhum comentário: