segunda-feira, 13 de outubro de 2008

TALEBAN ESTÁ PRÓXIMO DE RETOMAR AFEGANISTÃO

Li domingo no site “Terra Magazine” o seguinte artigo de Wálter Fanganiello Maierovitch, do IBGF. O autor é colunista da revista CartaCapital e presidente do Instituto Giovanni Falcone (www.ibgf.org.br).

“Depois do covarde ataque de 11 de setembro, o presidente Bush conseguiu, diante da tragédia, espalhar o pavor na sociedade civil. Até gigante contaminação por antraz começara a ocorrer.

Bush conseguiu, com base no pavor difundido e falsos relatórios vazados, um segundo mandato. Inventou ligações de Saddan Hussen com Osama bin Laden e presença de armas destruidoras de massas para invadir o Iraque. De quebra, criou uma fórmula para, por interpostas pessoas colocadas como governantes no "novo Iraque democrático", aplicar a pena de morte no tirano deposto.

Isto em tempos de Tribunal Penal Internacional, que, aliás, não condena à pena capital: em 1600, a Igreja condenou Giordano Bruno e entregou a execução para as autoridades de Roma, pois não se envolvia com sangue.

No Afeganistão, houve uma coalizão, à frente a OTAN e ONU, para tirar os talebans do poder, dado o apoio deles a Bin Laden e a negativa, do mulá Omar, de entregar o terrorista às autoridades internacionais.

Hoje, no Afeganistão, estão 48 mil soldados na missão da Força Internacional de Assistência e Segurança (ISAF), da OTAN: 18 mil norte-americanos, 8 mil britânicos, 3 mil alemães e 2,6 mil italianos.

O desprestigiado Hamid Karzai foi colocado na presidência do Afeganistão. Não consegue nem governar Cabul, que é a capital. Seu irmão envolveu-se em casos de corrupção. Os talebans organizaram uma resistência e já voltaram a atacar Cabul, depois de acordos com os senhores das Guerras e do Ópio.

Neste final de semana, o jornal The New York Times publicou algumas conclusões do vazado relatório elaborado pelas 16 agências de inteligência dos EUA, que o presidente Bush reuniu pós-11 de setembro, e que estão sob a coordenação da Direção Nacional de Inteligência da Casa Branca. O relatório leva o título de National Intelligence Estimate .

O National Intelligence Estimate, consoante o New York Times, conclui que o Afeganistão está para cair em mãos dos talebans.

PANO RÁPIDO

O National Intelligence Estimate, ainda consoante o New York Times, só seria divulgado depois das eleições, para evitar especulações e tumultos. Efetivamente, só será divulgado depois de novembro, mas já vazou. A quem interessa o vazamento? Por evidente, aqueles que sempre difundiram, aproveitando-se do 11 de setembro de 2001, o pavor e, malandramente, falam em "conflito de civilizações", como a confundir o islã com a nefasta figura do megalomaníaco chamado Osama bin Laden”.

Nenhum comentário: