domingo, 14 de junho de 2009

COMPARAÇÃO: FHC SE AJOELHAVA DIANTE DO FMI. LULA EMPRESTA UMA GRANA AO FMI

PEDE AO MALAN PARA AFROUXAR UM POUQUINHO

“O Conversa Afiada reproduz comentário do amigo navegante Walter Decker, que fez uma comparação da postura de FHC diante do FMI (de quatro) com a de Lula (de pé)”:

Walter Decker

“PHA, dei uma pesquisada rápida na NET sobre FHC e FMI. Veja esse trecho de texto de uma matéria da Isto É de 1999 : “ Crescem as pressões de Fernando Henrique Cardoso por uma mudança que abrevie a recessão e crie as condições para uma retomada do crescimento.

Na noite da quarta-feira 4, num jantar com o líder do PSDB na Câmara, FHC concordou sobre a necessidade dessa correção de rota da política econômica. Revelou ainda que instruiu o ministro do Desenvolvimento, Clóvis Carvalho, a pressionar o colega da Fazenda, Pedro Malan, a afrouxar as amarras que mantêm a economia brasileira e a popularidade presidencial no fundo do poço.

Com o foco voltado para as eleições municipais do próximo ano, os aliados do governo cobram a abertura dos cofres públicos trancados pelo cadeado do FMI. ” É preciso uma pitada social “, reforça o líder do PFL na Câmara, deputado Inocêncio Oliveira “ ISTO É Nº 1559 – 18 de agosto de 1999.

Esse era o Brasil em 1999 ! Um país refém do FMI. O homem aí da charge com um revolver na cabeça era tão obtuso e hesitante que não tinha as rédeas do próprio país. Que presidente é esse que ao invés de sentar com seu Ministro da Fazenda e tomar as medidas necessárias para tirar o país do buraco, ele “ instrui “ o Ministro do Desenvolvimento a “ pressionar “ o seu Ministro da Fazenda a afrouxar as amarras da economia do país ? Porque ele mesmo não mandava o Malan fazer isso ? Tinha que mandar recado ?!?

O Brasil tinha, como citado na matéria, “ Os cofres públicos trancados pelo cadeado do FMI “. Que país era esse onde o FMI “ TRANCAVA “ nossos cofres ?!? E onde um aliado de FHC, pensando nas eleições municipais que se aproximavam ( e só por isso ), sugere ao presidente que o país precisava de “ Uma pitada social “ !!! Uma “ pitada “ ?!? Sim. “ Apenas uma “ pitadinha “, pra gente ganhar as eleições municipais. Uma vez que a gente ganhe, o povo que continue nessa draga … “.

Meu Deus ! Fui dar essa pesquisada e não lembrava que a coisa tinha sido tão feia. E tem gente que critica esse governo e o fato de agora, ao invés de sermos reféns do FMI, emprestamos para o mesmo. E pior ! Tem gente que acha que essa turma deve voltar em 2010 ! Êta turma sem memória!”

FONTE: site “Conversa Afiada”, do jornalista Paulo Henrique Amorim, que reproduziu em 13/06/2009 texto de Walter Decker.

Nenhum comentário: