terça-feira, 16 de junho de 2009

A VISÃO DE QUEM CHEGOU DO IRÃ

“Nassif , sugiro que você aborde a pauta das Eleições Iranianas pois ela tem várias implicações futuras sobre o re-arranjo Geopolítico das forças mundiais , das alianças que o Brasil se decidiu nos últimos anos e a volta de uma atuação forte da Cia no Oriente Médio, agora com as ferramentas do Partido Democrata.

Empresário, cheguei do Irã ontem. 10 dias em Teerã, Qom, Yazdi, Shiraz e Isfahan. Fui hóspede na casa de fornecedores que são da típica Classe Média e Alta Iraniana.

Assisti aos debates de TV com eles. Em função da minha profissão visitei Indústrias onde perguntei livremente aos operários , Taxistas , pequenos comerciantes e populares nos Cafés destas Cidades. Todos quase sem exclusão declaram voto em Ahrmadinejad. Os empresários é que financiaram a Oposição. É preciso reconhecer os fatos sem paixões.

Eu presenciei pessoalmente a Total Liberdade que a população tinha em se manifestar.

Diariamente, após as orações da noite, por volta das 22:00 imensas massas de jovens , estudantes , a pé e de motocicletas com até 4 pessoas (eu nuca havia visto quatro pessoas sem capacete em uma moto 125 ) faziam suas manifestações barulhentas em todas as cidades que visitei. Sem nenhuma repressão. O que me chamou a atenção foi a caríssima campanha do Líder da Oposição M. Mousavi. Folhetos coloridos em tamanho A4 e A3 eram distribuídos aos motoristas aos milhares, com gramatura elevada. Eu até trouxe para o Brasil um exemplar. Conversando com meus fornecedores, alguns empresários articulados politicamente e outros nem tanto, e eles se parecem muito influenciados pela cultura do intercâmbio comercial com o Ocidente e não dimensionaram a real origem da Crise Financeira que os afetou profundamente, isso associado a queda das receitas com o Petróleo . Eles culpam o governo atual que chamam de incompetente.

As eleições atuais se parecem muito com a última disputa entre o Lula e o Alckmim.

No caso Iraniano a oposição cometeu o erro de achar que a opinião pública é composta apenas pelos bem nascidos e a Classe Média. Pior do que isso, eles insultaram o Islã utilizando cores e símbolos que são inapropriados dentro do Islã.

Gostando ou não da Cultura Islâmica, todos com quem eu conversei no Irã, ricos e pobres declaravam-se muito satisfeitos com a religião. Faziam diariamente suas orações por opção. Havia críticas apenas alguns Mulás, os clérigos locais. O Irã é muito mais liberal quanto as mulheres do que a Ditadura da Arábia Saudita e dos Emirados e muito menos corrupto que a Ditadura Mubarak no Egito. Até mesmo os detratores de Ahrmadinejad afirmaram que ele era um homem honesto.

Os Estados Unidos participaram ativamente no suporte a oposição, através de recursos financeiros e de sua comunidade exilada em Washington DC , provenientes da era do Xá Pahlevi , muito ricos e alguns separatistas do Azerbaijão que se refugiam em Great Falls Virginia.

A CIA já fez isso no passado com Mohamed Mousadegh e tentou novamente. Porém, no mundo atual, parece que os pobres através do seu silêncio mas argúcia está sabendo dar as respostas necessárias as elites carcomidas do Mundo Velho.

Temos que reconhecer a vitória acachapante de Ahrmadinejad sem paixões, mas com realismo.

Um abraço a todos”

FONTE: blog do Nassif, em 15/06/2009, texto de Marcus Netto.

Nenhum comentário: