quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

EMBRAPA RECONHECIDA COMO REFERÊNCIA MUNDIAL

"Embrapa é referência mundial na pesquisa de transgênicos

O trabalho realizado pela Embrapa na área de transgênicos mereceu elogios do presidente do Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações Biotecnológicas Agrícolas (ISAAA), Clive James.

A empresa de pesquisa brasileira desenvolveu, em parceria com a Basf, a primeira soja transgênica nacional. "É a criação de tecnologia de sul para sul, que deve crescer significativamente", afirmou ele.

James compara o trabalho realizado pela Embrapa aos esforços da China para pesquisar variedades transgênicas resistentes à seca, de melhor qualidade e produtividade. "São tecnologias que podem trazer importantes contribuições para o mundo", afirmou o executivo. O plantio de sementes transgênicas de milho na segunda safra brasileira deve totalizar 53% da área total semeada no país neste ano, segundo estimativa divulgada pela diretora executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Alda Lerayer, após a conferência do ISAAA.

O ISAAA estima que o plantio de transgênicos poderá atingir 200 milhões de hectares no mundo até 2015, ante os 134 mi/ha atuais. O crescimento está sustentado na rápida adoção da biotecnologia nos países em desenvolvimento.

O Brasil ultrapassou a Argentina em 2009 e se tornou o segundo país que mais utiliza produtos agrícolas geneticamente modificados no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, informou nesta terça-feira o Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA, em inglês), órgão que acompanha a adoção de produtos transgênicos no mundo.

James disse que o Brasil plantou no ano passado 21,4 milhões de hectares com produtos transgênicos, 100 mil hectares a mais do que a Argentina. Os EUA lideram com folga a adoção de produtos alterados geneticamente, com 64 milhões de hectares.

A soja domina o cultivo de transgênicos no Brasil e Argentina, mas o crescimento do uso de lavouras geneticamente modificadas no Brasil no ano passado foi liderado pelo milho. Dos 21,4 milhões de hectares semeados no Brasil, 16,2 milhões de hectares foram plantados com soja transgênica.

Meio-ambiente

James, disse que o crescimento das safras transgênicas em todo o mundo ocorre em meio aos desafios de alimentar uma população global que cresce rapidamente. "Quando olhamos para os desafios que temos hoje... estamos falando da necessidade de dobrar a produção de alimentos e de fazer isso de maneira sustentável", disse James. O grupo, a favor da biotecnologia e que anualmente avalia o uso de safras transgênicas, disse que produtores em 25 países plantaram no ano passado 134 milhões de hectares de safras geneticamente modificadas, contra 125 milhões de hectares em 2008.

Os produtores na Europa, onde a oposição do consumidor permanece alta devido a temores com a saúde e o meio-ambiente, plantaram uma área menor, disse o ISAAA.

Seis países europeus plantaram 94.750 hectares com safras transgênicas em 2009, contra sete países e 107.719 hectares em 2008, com a Alemanha deixando de plantar.
O presidente do ISAAA disse que isso é um erro. "O dinheiro esperto na Europa sabe que estão no caminho errado", afirmou."

FONTE: publicado hoje (25/02) no portal "Vermelho".

Nenhum comentário: