terça-feira, 14 de setembro de 2010
COMBATE DA PF À CORRUPÇÃO: LULA 1.043 x FHC 28
Brizola Neto
“Houve um tempo, e até bem recente, em que a Justiça só funcionava para os pobres. A situação ainda não se transformou totalmente, mas “nunca antes na história desse país”, como gosta de dizer o presidente Lula, se viu tanta gente graúda sendo presa e respondendo a processos.
O governo não é a Justiça, mas quando tem compromisso com a ética não só leva a ela situações de irregularidades, como evita, por este exemplo, que outras ocorram.
Desde o início do governo Lula, a Polícia Federal (PF) aumentou o número de operações de grande porte e o volume de prisões. E as ações se concentraram, sobretudo, em crimes contra os cofres públicos e a sonegação fiscal. Nunca se viu tantos banqueiros, juízes, políticos, auditores e policiais sendo presos ou processados. De 2003 até o início de setembro deste ano, de acordo com números da PF, foram mais de mil operações, com 14 mil presos, sendo 1.700 servidores públicos.
A imprensa, por razões eleitorais, tenta passar a existência de um clima de impunidade no país, principalmente em relação a integrantes do governo e a parlamentares, num esforço permanente de desacreditar a política e alienar a sociedade.
Lula não deixou barato essa questão ao afirmar hoje em Criciúma, na inauguração de trechos da duplicação da BR-101, que o governo não tolera e reprime casos de corrupção, como registrou o ‘Estadão’.
“Quando tem roubo, a gente pega. Vocês viram o que aconteceu, agora, no Amapá. Só tem um jeito de um bandido não ser preso neste país: é ele não ser bandido. Porque, se for bandido e a gente descobrir, a gente pega.
Houve um tempo em que não era assim, houve um tempo em que era mais fácil levantar o tapete e jogar para baixo. Agora não. Então, é muito difícil.”
Os números testemunham por Lula. A Polícia Federal e várias outras instâncias do governo se uniram ao Ministério Público e agiram como nunca.
Lula poderia comparar as mais de mil operações da PF em seu governo com as 28 dos oito anos de Fernando Henrique Cardoso e perguntar quem foi o mais interessado em combater a corrupção no país.”
FONTE: escrito por Brizola Neto e publicado em seu blog “Tijolaço” (http://www.tijolaco.com/26084).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
É evidente que onde tem políticos corruptos quando se tem mais operação da Policia Federal é porque tem mais corrupção para ser apurada,francamente!
Ao Anônimo,
Creio que o círculo vicioso é outro. Como nos anos 90, quando não há investigações e consequentes escândalos na mídia, não se descobre políticos corruptos. Se a sensação é de que não há políticos corruptos, então não são feitas investigações. Círculo vicioso. Ilha da fantasia para enganar os crédulos.
Maria Tereza
Postar um comentário