quinta-feira, 30 de setembro de 2010

NENHUMA PESQUISA APONTOU AS TENDÊNCIAS DO DATAFOLHA, DIZ DIRETOR DO VOX POPULI

Texto postado no Blog do Nassif:

“Marcos Coimbra, do Vox Populi, não conseguiu identificar as tendências que o Instituto Datafolha diz ter percebido no eleitorado. O Vox Populi tem uma enorme quantidade de ‘tracking’ (pesquisas rápidas diárias) e pesquisas em diversos estados.

Para o iG/Band, sua pesquisa busca 500 novos pesquisados diariamente. Para partidos políticos, 3 mil. Faz ‘tracking’’ em Minas, São Paulo, Paraná, Santa Catarina.

Nenhuma de suas pesquisas apontou as tendências divulgadas pelo Datafolha.

Nele, há uma queda discreta de Dilma, Serra se estabilizando no patamar de 28% e Marina subindo.

Nas pesquisas do Vox, não se observou nenhuma tendência de queda de Dilma – que nunca fica abaixo de 49%. Em geral, oscila entre 49 e 51%. Serra permanece na faixa de 20 a 25% - no momento está em 22%.

Se descontar os 12 a 14% de Marina, sobram de 10 a 12 pontos para Dilma vencer no primeiro turno.

A única tendência nova detectada é de um leve crescimento da Marina, mas restrito aos grandes centros do sudeste.

Coimbra explica que uma pesquisa apenas não pode se pretender identificar o todo. As análises precisam ser feitas em cima do conjunto de pesquisas de todos os institutos. Mas o Datafolha continua considerando seus dados os únicos capazes de refletir a realidade.

Coimbra lembra que, nessas eleições, durante todo o tempo o Datafolha correu atrás dos demais institutos. Jamais conseguiu antecipar uma tendência sequer. Seria surpresa se conseguisse agora.”

FONTE: portal do PT (http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/eleicoes-2010-11/nenhuma-pesquisa-apontou-as-tendencias-do-datafolha-diz-diretor-do-vox-populi-22721.html).

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