segunda-feira, 27 de setembro de 2010

FOLHA, ISENTA? NEM O SERRA ENGOLE ESSA


Brizola Neto

“Assim como mostramos que o apoio do Estadão a Serra, na verdade, é uma declaração de “tudo menos Lula”, o editorial de domingo, na capa da Folha de S. Paulo, não passa de mais uma peça hipócrita de quem coloca desabridamente o jornal a serviço de uma candidatura e nem sequer assume isso perante seus leitores.

Domingo, o jornal publicou uma matéria sobre as “ressalvas” que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo teria aposto à gestão de Serra à frente do governo paulista. É claro que, como você pode ver comparando o destaque dado a ela na primeira página ao que foram “cavar” das contas de Dilma de mais de 15 anos atrás, na Secretaria de Energia do RS.

A gestão Serra tem problemas muito mais sérios no Tribunal de Contas paulista, a começar pelo internacional escândalo da Alston, que sequer é mencionado.

Eu quero dar, publicamente, aval às palavras com que a assessoria de José Serra respondeu à Folha. Ela é chefiada por Marcio Aith, que saiu do jornal paulista para assumir o cargo e conhece muito bem o jornal paulista. Os grifos são meus.

“A assessoria afirma ainda que a publicação da reportagem tem “o único objetivo de demonstrar uma aparência de isenção em razão de outra [reportagem]“.

A nota refere-se à reportagem, publicada pela Folha na última segunda-feira, que mostra irregularidades apontadas pelo TCE do Rio Grande do Sul em gestões da candidata Dilma Rousseff (PT) enquanto secretária do governo gaúcho, nos anos 90.

A assessoria também afirma que a Folha usou “documentos preliminares referentes a auditorias regulares de um único ano, para construir um falso equilíbrio entre candidaturas presidenciais diametralmente opostas em seus valores e crenças”

Nada melhor do que a afirmação dos próprios auxiliares de Serra, egressos da Folha de S. Paulo, para demonstrar o quanto soa hipócrita o editorial que a com que ela proclama:

“Esta Folha procura manter uma orientação de independência, pluralidade e apartidarismo editoriais, o que redunda em questionamentos incisivos durante períodos de polarização eleitoral.”

Então, tá… E vamos para a reta final de “onda verde” que ninguém vê o “consultor” Rubnei Quicoli. Aparentemente, entregaram os pontos.

Aparentemente, porém. Terça-feira, há mais uma pesquisa Datafolha e mais algumas capas virão até domingo. Veremos a que ponto pode chegar a Folha em matéria de ‘independência, pluralidade e apartidarismo editoriais’.”

FONTE: escrito por Brizola Neto e publicado em seu blog “Tijolaço” (http://www.tijolaco.com/27460).

Nenhum comentário: