“Combustível foi encontrado no vale do rio São Francisco por consórcio formado pela Orteng e pela Codemig.
Só em 2 meses o volume de gás será conhecido; segundo governador mineiro, jazida é de "grande dimensão"
O governo de Minas anunciou ontem a descoberta inédita de gás no Estado.
O combustível foi encontrado em Morada Nova de Minas, na bacia do vale do rio São Francisco e a 280 km de Belo Horizonte.
O gás foi descoberto pelo consórcio operado pela Orteng Equipamentos e Sistemas, que detém 30% da sociedade. A empresa é comandada por Robson Andrade, eleito para a presidência da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Integram o consórcio ainda a estatal Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas), com 49%, a Delp Engenharia (11%) e a Imetame (10%).
Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), há outros 38 blocos na bacia, com suspeitas de gás desde os anos 1960.
O volume de gás só será conhecido em 60 dias, após mais perfurações e testes. Por enquanto, foram perfurados 1.500 metros. Pretende-se chegar a 2.500 metros.
O gás, segundo o anúncio, foi encontrado no último dia 27 e a ANP foi notificada no dia 30. De acordo com o governador mineiro, Antonio Anastasia (PSDB), a jazida é de "grande dimensão e de valor comercial".
A partir do volume, o consórcio vai realizar um projeto de exploração comercial, com previsão de início em 2011. Foram investidos R$ 12 milhões em pesquisas no bloco desde 2006, quando o consórcio assumiu a área.
A construção de um gasoduto dependerá ainda da quantidade de gás no bloco e se há o combustível nas outras unidades.”
FONTE: reportagem de Rodrigo Vizeu publicada na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me0309201019.htm).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário