sábado, 11 de setembro de 2010

NORTE E NORDESTE NOS TRILHOS DO DESENVOLVIMENTO


“O perfil socioeconômico das regiões Norte e Nordeste está mudando com a ampliação da malha ferroviária brasileira. Em parceria público-privada, a construção das ferrovias Norte-Sul, Oeste-Leste e a Transnordestina está trazendo desenvolvimento para áreas empobrecidas, segundo afirmou o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, no programa “Bom Dia, Ministro” de quinta-feira (9/9).

A partir de uma ferrovia de grande capacidade, nós estamos colocando naquela região uma infraestrutura que será capaz de estimular novos investimentos, fortalecer os existentes, promover o desenvolvimento econômico. O Nordeste precisava disso, assim como outras regiões do país que também, na área ferroviária, estão sendo objeto de investimento do governo.

O ministro explicou que o governo federal está trabalhando para garantir investimentos no setor, de forma a realizar a expansão da malha ferroviária. O Brasil, lembrou, tem uma matriz de cargas onde há preponderância do transporte rodoviário sobre os outros tipos de transporte. Mas agora, em que o País está crescendo a um ritmo veloz, é preciso encontrar formas mais eficientes para escoar e deslocar sua produção. “E o transporte ferroviário se apresenta com uma condição incontornável. Nós temos que retomar, como já estamos fazendo, a prioridade nos investimentos ferroviários”, afirmou o ministro.

Durante o programa, o ministro afirmou ainda que trechos da BR-101 para Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte serão entregues até o final de 2010 e que o governo federal tem “na agenda, de Feira de Santana (BA) até Natal (RN), cerca de 1 mil quilômetros de trechos em obra ou em processo de licitação”.

Quanto às obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014, que vai se realizar no Brasil, Passos lembrou que os planos estão em andamento, com a participação de diversas áreas, como os ministérios do Esporte e das Cidades.”

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/norte-e-nordeste-nos-trilhos-do-desenvolvimento/).

Nenhum comentário: